As primeiras novidades do Windows 10, a próxima versão do Windows
Windows 10 tem menu Iniciar, múltiplas áreas de trabalho e função especial para híbridos.
Nova versão do sistema operacional da Microsoft será lançada em meados de 2015.
Windows 10 tem menu Iniciar, múltiplas áreas de trabalho e função especial para híbridos.
Nova versão do sistema operacional da Microsoft será lançada em meados de 2015.
A Microsoft anunciou na tarde desta terça-feira (30) a próxima versão do Windows, que funcionará em uma série de dispositivos diferentes, de smartphones com telas pequenas a computadores com monitores gigantes. Não é brincadeira: depois do Windows 8, teremos o Windows… 10. O anúncio foi feito por Terry Myerson, vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft.
A ideia da Microsoft é unificar seus produtos, algo que vem sendo comentado há anos dentro da empresa. Agora que o Windows Phone e os computadores com Windows suportam aplicativos universais, isto é, que rodam no desktop, smartphone e tablet, chegou a hora de unificar também a loja de aplicativos, o que deverá fortalecer o ecossistema da Microsoft. Isso também significa que a marca “Windows Phone” deixa de existir: os futuros smartphones rodarão Windows 10 (sem desktop, claro).
Para o desktop, a principal novidade aos amantes das versões antigas é a volta do menu Iniciar. Trata-se de um misto do menu antigo, que lista os programas instalados no computador, com a tela inicial do Windows 8, composta por Live Tiles que exibem informações dinâmicas. Os aplicativos modernos, que antes eram exibidos em tela cheia, poderão ser executados em uma janela na área de trabalho.
O Windows 10 terá a capacidade de gerenciar múltiplas áreas de trabalho, como já fazem o OS X e as principais distribuições Linux. Ao clicar em um botão novo na barra de tarefas ou deslizar o dedo a partir do lado esquerdo da tela, você verá o chamado Task View: o sistema exibirá miniaturas dos programas abertos em cada desktop.
Outras novidades incluem a possibilidade de colar texto com o comando Ctrl+V no Prompt de Comando (!) e melhorias para ambientes corporativos: o Windows 10 será capaz de separar dados pessoais e corporativos em um mesmo dispositivo. Também haverá um modo chamado “Continuum”, que alterna entre os modos desktop e tablet de maneira prática, um recurso especialmente útil para híbridos, como o Surface.
A nova versão do Windows será lançada em meados de 2015, depois da conferência para desenvolvedores Build, em abril, quando a Microsoft revelará mais detalhes sobre os aplicativos universais. A Microsoft ainda não divulgou os preços do Windows 10, nem a política de atualizações para quem já possui licenças de versões anteriores do Windows.
Uma versão de desenvolvimento do Windows 10, o Technical Preview, será liberada a partir desta quarta-feira (1º) nesta página.