Em breve, todos os usuários do Microsoft Edge poderão desativar a exibição de anúncios enquanto usam o navegador em dispositivos móveis. O recurso já começou a ser testado com alguns usuários de Android e iOS.
Ele será integrado ao aplicativo e não exigirá a instalação de nenhum complemento. O bloqueador poderá ser habilitado diretamente nas configurações do Edge.
Segundo o The Verge, a Microsoft desenvolveu a nova funcionalidade em parceria com o Adblock Plus. A ferramenta é a mais popular em seu segmento e tem uma política bem rígida quanto aos anúncios. Por esse motivo, espera-se que o bloqueio seja maior que o realizado em outros navegadores.
O Chrome, por exemplo, tem um bloqueador nativo, mas só remove anúncios considerados invasivos. Para isso, ele oculta o que foi considerado como propaganda de má qualidade pela Coalition for Better Ads.
Para a Microsoft, o bloqueador de anúncios é mais uma aposta para fazer com que o Edge finalmente se torne mais popular. O navegador tem ao menos 5 milhões de downloads no Android, mas ainda está muito distante do Chrome, que está presente em 1 bilhão de aparelhos.