Microsoft revela prévia mais moderna do Windows 11… ou do futuro Windows 12

Imagem foi capturada por quem assistia a uma apresentação do Ignite 2022; jornalista diz que Microsoft tem planos de unificar SO para todos os dispositivos

Yan Avelino
Por
Windows 11

De acordo com o Windows Central, a Microsoft pode ter “dado com a língua nos dentes” e revelado uma imagem inédita da próxima versão do seu sistema operacional. Chamado internamente de Next Valley, o possível sucessor do Windows 11 só deve chegar em 2024, mas parece que está sendo desenvolvido de forma bastante avançada.

A imagem, ou melhor, o frame foi capturado pelos olhares mais atenciosos de quem assistia a uma apresentação do Ignite 2022, evento anual da Microsoft. Nele, é possível observar uma versão mais moderna da interface.

A barra de tarefas fluta na parte inferior e os ícones do sistema estão no canto superior direito. Além disso, há uma caixa de pesquisa, que também flutua, na parte central e um widget de clima no canto superior esquerdo.

Questionado pelos leitores, o jornalista Zac Bowden revelou já ter visto esse “protótipo de design” antes, deixando claro que, sim, esta pode ser uma imagem do próximo SO da Microsoft.

Como a gigante de Redmond está na fase inicial de desenvolvimento do Next Valley, Bowden diz já ter visto outros modelos de teste. Ainda assim, fontes teriam dito a ele que a interface mostrada ontem “é representativa dos objetivos […] que a Microsoft espera alcançar com a próxima versão do Windows.”

Microsoft pode ter revelado prévia da próxima versão do sistema
Versão mais moderna do sistema pode não chegar em sua versão final (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Microsoft busca tornar Windows universal

Bowden explica que o design proposto “visa alcançar uma interface mais otimizada para o toque sem diminuir a experiência para usuários de mouse e teclado.” Em outras palavras, a Microsoft quer tornar seu SO compatível com qualquer dispositivo, quer ele seja um desktop, um laptop ou um tablet.

A Microsoft tem se esforçado para encontrar um equilíbrio entre os usuários de toque e mouse com versões anteriores do Windows. O Windows 8 era muito centrado no toque e o Windows 10 […] no mouse. O Windows 11 tenta encontrar um equilíbrio, mas ainda se inclina mais para a entrada do mouse primeiro e depois para a entrada de toque.

Segundo o jornalista, a companhia trabalha com algumas variações desse layout e planeja também atualizar alguns elementos que não foram mostrados no Ignite, como uma nova tela de bloqueio e de login e uma central de notificações repaginada.

Para Bowden, ainda é cedo demais para especular como o Next Valley vai ser. Segundo as apostas dele, o sistema pode ser exatamente do jeito que foi mostrado, como a Microsoft pode mudar completamente tudo até lançar a próxima versão do sistema.

Com informações: Windows Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Relacionados