Mora em SP ou no Rio? Seu Uber chega mais rápido se você pagar valor maior

Uber Prioridade ajuda a reduzir o tempo de espera para embarcar; serviço já está disponível no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP)

Bruno Gall De Blasi
Por
Uber
Uber (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Nem sempre é fácil pedir um Uber. Além da dinâmica, muitos usuários se queixam da demora para que uma corrida seja aceita por um motorista. Mas a empresa está levando ao Rio de Janeiro e São Paulo uma solução para esta dor de cabeça em momentos de maior demanda: o Uber Prioridade.

A modalidade começou a ser distribuída aos cariocas e paulistanos nesta segunda-feira (14). Em nota, a companhia explicou que a atualização oferece a possibilidade de embarques mais rápidos para os usuários. Os motoristas, por sua vez, têm mais uma oportunidade de ganhos no serviço de viagens.

Mas é importante prestar a atenção na nota da Uber à imprensa. De acordo com a companhia, a opção aumenta “as chances de um tempo de espera menor”. Isto significa que, mesmo pagando mais caro pela corrida, não há garantias de que a redução de tempo acontecerá de fato. 

O serviço será limitado a momentos de maior demanda para viagens com até 10 quilômetros de distância. Além disso, o Prioridade só está disponível nas seguintes cidades:

  • Centro-Oeste: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO);
  • Sudeste: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Santos (SP) e Vitória (ES);
  • Nordeste: Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA) e São Luís (MA);
  • Norte: Belém (PA).
Aplicativo da Uber (Imagem: Charles Deluvio/Unsplash)
Aplicativo da Uber (Imagem: Charles Deluvio/Unsplash)

O Uber Prioridade vai acabar com os cancelamentos?

A função é interessante para quem está com pressa ou não tem outra alternativa. Por exemplo, se você está saindo do trabalho às 18h e precisa de um carro, poderá optar pela prioridade para que o motorista chegue até você em menos tempo. Em troca, você terá que pagar um pouco mais para que o parceiro da plataforma chegue mais rápido.

De fato, consigo imaginar esta necessidade em alguns lugares do Rio de Janeiro, onde eu moro. É o caso da estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca: além do trânsito no fim da tarde, o local tem muitas pessoas chamando um táxi, Uber ou 99. Isto faz com que tanto o valor da corrida quanto o tempo de espera aumentem consideravelmente.

No entanto, me pergunto se a medida será realmente efetiva. Em conversas sobre cancelamentos, por exemplo, a maior parte dos motoristas me relataram que ficam alternando entre aplicativos para encontrar a melhor corrida. Tem até quem deixe a proposta de corrida da Uber de lado, mesmo após aceitá-la, caso receba uma notificação com uma viagem mais vantajosa em outra plataforma.

Resumo da ópera: o Uber Prioridade pode resolver este problema? Vai ajudar, sim. No entanto, esta não seria a solução para tudo. Especialmente ao considerar que, no horário do rush, o trânsito costuma a ser pior, e todo esse ganho extra pode acabar no posto de gasolina, e não no bolso do motorista.

Afinal, o preço da combustível é uma das queixas dos motoristas da Uber e de outras plataformas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados