Firefox 78 traz melhorias em videochamadas e acessibilidade

Mozilla Firefox 78 está disponível para Windows, macOS e Linux; versão oferece suporte estendido

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
Mozilla Firefox

Esta terça-feira (30) foi a data escolhida pela Mozilla para o anúncio oficial do Firefox 78. Disponível para Windows, macOS e Linux, a nova versão se destaca por trazer aprimoramentos para videochamadas (tão essenciais nos dias atuais), ajustes de acessibilidade e melhorias na segurança.

Se por um lado o Firefox 78 não vem com nenhum grande recurso, por outro, oferece um conjunto relativamente amplo de pequenos aprimoramentos que o tornam relevante. Outro detalhe notável é que o lançamento prova que a Mozilla vem conseguindo cumprir a promessa de manter um ritmo regular de atualizações do navegador durante o atual momento de pandemia.

Falando das novidades em si, a primeira vai agradar a quem utiliza o Firefox para videochamadas: o navegador não irá permitir que proteções de tela (e, presumivelmente, o desligamento automático da tela para economia de energia) interrompam a transmissão.

Para quem tem um computador com GPU Intel e sistema operacional Windows 10, o Firefox 78 ativa o WebRender. Em desenvolvimento há mais de três anos, o recurso melhora o desempenho gráfico do navegador em diversas tarefas: jogos online, chamadas de vídeo, reprodução de vídeos, entre outros.

No quesito acessibilidade, a Mozilla destaca que o usuário de leitor de tela notará que o Firefox 78 não fica mais atrasado ou congelado ao focar no indicador de compartilhamento de microfone ou câmera. Além disso, tabelas grandes agora carregam mais rapidamente para facilitar a leitura.

Firefox 78

Ainda sobre acessibilidade, a nova versão do navegador faz os controles de entrada de texto com estilo personalizado mostrarem corretamente o contorno do foco. Animações também foram reduzidas para evitar movimentos que possam afetar usuários com enxaqueca ou epilepsia.

No que se refere à segurança, o Firefox 78 traz correções de bugs, é claro, e finalmente deixa de dar suporte aos obsoletos protocolos TLS 1.0 e 1.1 — o navegador mostrará uma mensagem de erro em sites baseados nessas versões. O objetivo é incentivar a adoção do TLS 1.3, versão mais segura e atual.

Convém destacar que o Firefox 78 é uma versão ESR (Extended Support Release), ou seja, tem suporte estendido por pelo menos um ano para escolas, universidades, empresas e outras organizações que usam o navegador em aplicações específicas.

Os detalhes sobre o Firefox 78 estão disponíveis no site da Mozilla. O navegador pode ser baixado aqui. Para quem já é usuário do Firefox, basta esperar: a atualização automática está sendo liberada gradativamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados