Não mande seu número de celular para entregadores do iFood

Usuários relatam que entregadores do iFood vêm aplicando um golpe em que confirmam a entrega ao conseguir o número do cliente, mas o pedido nunca chega

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 6 meses
iFood
iFood (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Diversos usuários do iFood vêm relatando nas redes sociais que sofreram um novo tipo de golpe aplicado por entregadores do app. Na maioria dos casos, o consumidor é enganado para compartilhar seu número de celular com o entregador. Então, os últimos quatro dígitos do telefone são usados como código de confirmação de entrega, mas o cliente nunca recebe o pedido.

O Tecnoblog identificou diversos usuários no Twitter que relataram ter sofrido esse golpe de entregadores do aplicativo de delivery neste mês de agosto. As estratégias para se conseguir o número de celular do cliente podem variar, mas há um padrão.

Como o entregador do iFood pode aplicar o golpe

O entregador entra em contato com o cliente pelo app afirmando que não consegue localizar o endereço para a entrega. Então, ele solicita que o consumidor compartilhe sua localização via WhatsApp ou passe seu celular para que ele possa ligar para pedir por mais orientações.

No entanto, assim que o entregador recebe o número do consumidor, ele utiliza os últimos quatro dígitos do telefone como código para confirmar a entrega. Assim, o cliente nunca recebe o pedido e precisa acionar o suporte do iFood para tentar conseguir um reembolso. Nesses casos, o estabelecimento que enviou a o pedido também pode sair no prejuízo.

Usuários relatam que foram vítimas do golpe

No Twitter, o usuário @thikos explicou como ele foi enganado por um entregador do iFood:

A usuária @ursulaigbuendia respondeu à postagem na rede social, dizendo que também foi vítima de um golpe parecido, mas como dona de estabelecimento:

Na thread, essa vítima também relata que o iFood bloqueou seu restaurante da plataforma após o ocorrido, provavelmente por entender que ela compartilhou dados privados do cliente com o entregador.

Somente no Twitter, é possível identificar ao menos dez outros usuários que relataram ter sofrido o mesmo golpe. Alguns afirmam que conseguiram o reembolso do pedido por meio de prints da conversa com o entregador. No entanto, outros reclamam que saíram no prejuízo e que não conseguem comprovar o ocorrido porque perderam o acesso ao chat daquele pedido.

iFood
iFood (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Tecnoblog conversou com uma dessas vítimas, que pediu para não ter seu nome revelado. “O entregador me mandou uma mensagem dizendo que não conseguia encontrar o meu endereço. Moro em Copacabana e isso nunca tinha acontecido”, disse.

“Tentei explicar como chegar pelo chat e eu vi que ele estava parado a três quarteirões da minha casa. Ele me ligou pela plataforma e me disse que não estava usando o GPS porque estava quase sem internet e precisava trabalhar. Fiquei com pena. Ele me passou o telefone dele, liguei, mas ele não atendeu. Segundos depois, apareceu no iFood que o pedido havia sido entregue.”

A pessoa também afirmou que o perfil do entregador no iFood era de uma mulher, mas foi um homem quem realizou a ligação. Procurada pelo Tecnoblog, a plataforma se posicionou sobre a questão com a seguinte mensagem:

“A empresa repudia desvios de conduta, sejam consumidores, estabelecimentos ou entregadores. A plataforma também mantém comunicações a fim de orientar clientes e parceiros sobre golpes e reitera que possui um time interno especializado e dedicado para acompanhamento de atividades suspeitas em todo o país.”

iFood em comunicado enviado ao Tecnoblog

Receba mais sobre iFood na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados