Netflix quer dificultar compartilhamento de senhas com este novo recurso
O serviço de streaming está testando um código de verificação para login, e orienta usuários a entrarem com suas próprias contas
O serviço de streaming está testando um código de verificação para login, e orienta usuários a entrarem com suas próprias contas
A Netflix está testando uma nova forma de verificar quando um usuário faz login no serviço. O novo recurso pede um código enviado ao assinante, e pode dificultar o compartilhamento de senhas com amigos e familiares. A novidade pegou algumas pessoas de surpresa na última semana, e pode sugerir que a empresa está mais rigorosa em relação às aplicações de seus Termos de Uso.
Com mais de 200 milhões de assinantes globais ativos, a Netflix é o maior serviço de streaming do mundo. Ainda assim, os casos de pessoas que compartilham suas senhas com várias outras pessoas (mesmo fora de casa) são bastante comuns, o que vai contra as políticas estipuladas da empresa, que pode ser lida abaixo:
O serviço Netflix e qualquer conteúdo visualizado por meio de nosso serviço são para seu uso pessoal e não comercial apenas e não podem ser compartilhados com pessoas fora de sua casa. Durante sua associação à Netflix, concedemos a você um direito limitado, não exclusivo e intransferível de acessar o serviço Netflix e visualizar o conteúdo Netflix por meio do serviço. Exceto pelo acima exposto, nenhum direito, título ou interesse será transferido para você. Você concorda em não usar o serviço para apresentações públicas.
Até o ano de 2016, o CEO Reed Hastings acreditava que que o compartilhamento de senha “é algo com o que você tem que aprender a conviver”. No entanto, a empresa pode ter mudado de ideia, especialmente com a chegada de novos concorrentes de peso no mercado.
O novo código de verificação da Netflix foi pedido a alguns usuários na última quinta-feira. A mensagem exibida ao tentar logar no serviço avisava que eles deveriam entrar em suas próprias contas, caso não fossem proprietários da conta em questão. Entretanto, era possível optar por verificar a conta “mais tarde”.
À CNBC, a Netflix informou que o recurso encontrado por alguns usuários é apenas um teste, como outras “centenas” que a empresa realiza todos os anos, e disse que enquanto alguns desses testes resultam em funções realmente implementadas para todos, outros são apenas descartados.
Em comunicado, a companhia afirmou que “este teste foi desenvolvido para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix sejam autorizadas a fazê-lo”.
Com informações: CNBC