Netflix reedita 13 Reasons Why para remover cena de suicídio
Dois anos após o lançamento do episódio, a Netflix decidiu amenizar trecho de 13 Reasons Why
Dois anos após o lançamento do episódio, a Netflix decidiu amenizar trecho de 13 Reasons Why
A Netflix decidiu mudar o episódio de 13 Reasons Why que apresenta a cena de suicídio da protagonista Hanna. Em publicação no perfil da série no Twitter, a empresa afirmou que o trecho de três minutos foi amenizado por orientação de médicos.
Exibida no último episódio da primeira temporada, a cena recebeu críticas de que, ao demonstrar algo explícito, a série acabaria incentivando a prática do suicídio. A Netflix afirmou ter decidido modificar o trecho em conjunto com o criador Brian Yorkey e produtores.
“Ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why os incentivou a iniciar conversas sobre problemas difíceis, como depressão e suicídio”, afirma a Netflix. “Enquanto nos preparamos para lançar a 3ª temporada neste verão [até setembro, nos EUA], estamos atentos ao debate em andamento em torno do programa”.
O episódio foi lançado originalmente em 2017, mas, com a proximidade da nova temporada, a Netflix acredita que muitas pessoas começarão a assistir à série somente agora. O Hollywood Reporter informa que a companhia vai tentar evitar que a cena original circule na internet.
A statement from our show creator Brian Yorkey. pic.twitter.com/J6XiD9LVkU
— 13 Reasons Why (@13ReasonsWhy) July 16, 2019
Segundo a Reuters, um estudo apoiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos indica crescimento no número de suicídios entre jovens no mês após a estreia da série. Os registros do grupo entre 10 e 17 anos tiveram alta de 28,9% em abril de 2017.
Apesar disso, os pesquisadores afirmam não ser possível responsabilizar 13 Reasons Why. Isso porque o estudo não conseguiu conseguiu chegar a uma ligação causal entre a série e o crescimento das taxas de suicídio.
A decisão de modificar o episódio foi apoiada por associações como o Conselho de Televisão dos Pais. “A Netflix finalmente reconheceu o impacto nocivo que o conteúdo explícito, como a cena gráfica de suicídio em 13 Reasons Why, é capaz de infligir às crianças”, disse o grupo, em nota.
Com informações: Wired.