Nova versão do Microsoft PowerToys facilita edição do Registro do Windows

Visualização do Registro mostra entradas de modo organizado, permitindo identificar erros mais facilmente; PowerToys tem vários outros recursos úteis

Emerson Alecrim
Por
Visualização do Registro — Microsoft PowerToys (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Visualização do Registro — Microsoft PowerToys (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Microsoft PowerToys é uma ferramenta gratuita e de código aberto que oferece diversos utilitários para os Windows 10 e 11. Liberada recentemente, a versão 0.69.0 adiciona um recurso que torna mais fácil um procedimento que requer cuidado: a edição do Registro do Windows.

O que é Registro do Windows?

O Registro do Windows é um banco de dados que armazena parâmetros e configurações de softwares instalados e de recursos do próprio sistema operacional, devendo ser manipulado com bastante cuidado.

A ferramenta clássica, chamada simplesmente de Editor do Registro, continua existindo e não tem previsão de ser substituída. Basta digitar “regedit” na barra de pesquisa do sistema operacional para encontrá-la.

O que o utilitário do PowerToys faz é permitir que arquivos do Registro (com extensão .REG) sejam visualizados de um modo mais intuitivo, sem que o Editor de Registro tenha que ser aberto para isso.

Isso é importante porque, quando o arquivo .REG é executado, o seu conteúdo é adicionado ao Registro do Windows. Se o arquivo tiver algum erro ou inconsistência, softwares ou até o próprio sistema operacional poderão ter problemas de funcionamento.

O novo utilitário permite a visualização estrutural das entradas do arquivo antes que elas sejam implementadas no Registro. Também é possível editar o arquivo, mas, pelo menos por enquanto, isso é feito com a abertura do Bloco de Notas. De todo modo, quando a edição é feita, basta clicar em “Recarregar do arquivo” para as mudanças serem visualizadas.

A Visualização do Registro mostra as entradas de modo organizado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
A Visualização do Registro mostra as entradas de modo organizado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Outros utilitários do PowerToys

A Visualização do Registro é útil para quem precisa fazer modificações muito específicas no Windows, razão pela qual só é interessante para uma minoria. Mas o Microsoft PowerToys tem vários outros utilitários, como estes:

  • Sempre visível: faz o Windows ficar sempre ativo (sem hibernar), sem que você tenha que mexer nas configurações de energia;
  • Seletor de cor: permite que você identifique a cor de qualquer elemento exibido na tela;
  • FancyZones: permite organizar janelas de vários modos;
  • Redimensionador de imagem: muda as dimensões de várias imagens ao mesmo tempo;
  • Utilitários do mouse: adiciona funções ao mouse, como um modo de marca-texto;
  • PowerToys Run: é um launcher de aplicativos que traz vários recursos avançados;
  • Colar como texto sem formatação: permite que você copie um texto e o adicione sem formatação em qualquer software;
  • Extrator de texto: extrai texto de qualquer ponto da tela, funcionando como um software de OCR.
Microsoft PowerToys no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Microsoft PowerToys no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Baixe o Microsoft PowerToys

O PowerToys poder ser baixado na página do projeto no GitHub. Ali, basta escolher a versão (release) desejada e rolar a página até o final para encontrar os links de download (para a maioria dos usuários, é o arquivo “PowerToysSetup-0.69.0-x64.exe”).

A ferramenta funciona tanto no Windows 10 quanto no Windows 11 e, reforçando, é gratuita.

Note que, no link, também é possível baixar o código-fonte do PowerToys.

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados