TikTok considera remover menu de Amigos e copiar Instagram

Rede social testa trocar menu de Amigos por Explorar, relembrando o recurso Descoberta; novo menu segue proposta do Explorar do Instagram e essência do TikTok

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 4 meses
TikTok
TikTok testa mudança no aplicativo (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O TikTok está testando uma alteração no seu aplicativo que removerá o menu Amigos. De acordo com a descoberta da Watchful.ai, empresa do ramo de “inteligência de produto”, a rede social colocará no lugar o menu Explorar. Esta novidade mostra aos usuários novos conteúdos — resta saber serão divulgados com base nos gostos da conta ou em popularidade na rede social.

A captura de tela do novo menu lembra bastante o Explorar do Instagram. Parece que o jogo virou e não é mais a Meta que copia o TikTok, mas sim que a rede social chinesa foi bisbilhotar a sua concorrente. Brincadeiras à parte, o TikTok já contou com um menu “Descoberta”, onde os usuários visualizavam o que era popular no momento.

TikTok confirma testes com novo menu

O TikTok confirmou que está testando o Explorar em algumas regiões do globo e com usuários selecionados. Aqui o menu Amigos continua aparecendo (até porque não sou um Xurrasco_021 digno de ser um “usuário selecionado”).

Na imagem publicada pelo Watchful.ai, o menu explorar do TikTok segue um visual bem diferente do Instagram. No caso da plataforma chinesa, esse primeiro período de teste mostra que há visualização do texto e de hashtags na prévia dos vídeos. Já no rival, o usuário só vê o conteúdo, seja foto ou vídeo.

Menu Explorar do TikTok surge em teste (Imagem: Reprodução/Watchful.ia)
Menu Explorar do TikTok surge em teste (Imagem: Reprodução/Watchful.ia)

Caso essa troca de menus seja realizada, o TikTok “corrige uma falha da sua personalidade”. Já que a rede favorece a descoberta de novos conteúdos, deixando de lado o que os nossos amigos postam, faz mais sentido ter um menu de sugestões.

Afinal, por exemplo, se você gosta de vídeos de animais fofinhos e seus amigos não publicam nada disso, vale mais a pena você ficar no Para Você e perder 20 minutos curtindo gatos, cachorros e cacatuas — exemplos não pessoais.

É esse um dos diferenciais do TikTok — e talvez um dos motivos do seu sucesso. Na plataforma o foco nunca foi ver o que seus amigos postam, mas sim ver a criatividade de usuários pelo mundo. Seja com alguma dancinha ou uma dublagem. E essa era o papel do Descobrir, menu que antecedeu o Amigos.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados