Microsoft PowerToys, “canivete suíço” do Windows, vai medir pixels na tela
Microsoft PowerToys é um utilitário para Windows 10 e 11 com diversas funções; a mais nova poderá medir elementos na tela em pixels
Microsoft PowerToys é um utilitário para Windows 10 e 11 com diversas funções; a mais nova poderá medir elementos na tela em pixels
O Microsoft PowerToys para Windows 11 tem muitas funcionalidades interessantes, mas sempre há espaço para mais. Uma atualização a ser lançada em breve trará um recurso chamado Screen Ruler, em tradução livre, “Régua de Tela”. Como o nome sugere, trata-se de uma função para permitir que você faça medições na tela do computador.
Admito que, na primeira olhada, não vi sentido na ideia. Mas, analisando a descrição do recurso, mudei de percepção. O Screen Ruler me pareceu uma ferramenta que pode ser realmente útil. A proposta é a de medir uma área ou a distância entre dois elementos na tela rapidamente.
Quando o recurso for lançado, você poderá, por exemplo, selecionar uma área na tela com o cursor do mouse para descobrir a resolução (em pixels) correspondente.
Ao todo, serão quatro modos de funcionamento: distância horizontal entre elementos na tela, distância vertical, quantidade de pixels de uma área retangular e mira (mostra as coordenadas da posição do cursor do mouse).
O Screen Ruler pode ser útil para designers que precisam acertar detalhes de uma interface ou para desenvolvedores que testam o comportamento de um aplicativo na tela, por exemplo.
Se a ideia te agradou, saiba que é preciso ter um pouco de paciência. O Screen Ruler ainda está em desenvolvimento. Não deve demorar muito para o recurso ser liberado, porém. Os trabalhos já estão adiantados e, atualmente, os desenvolvedores testam a novidade para aplicar os ajustes finais.
Você pode saber mais a respeito nesta página do PowerToys no GitHub.
Talvez você não tenha curtido a ideia do Screen Ruler, mas não desista ainda do Microsoft PowerToys. O aplicativo tem várias outras funcionalidades que podem te ajudar em algum momento. Eis alguns exemplos:
Não menos importante: o Microsoft PowerToys é gratuito, tem código-fonte aberto e, apesar de ser focado no Windows 11 atualmente, também funciona no Windows 10.
Você pode baixar o PowerToys na loja da Microsoft ou no repositório oficial.
Com informações: Windows Latest.