Microsoft PowerToys, “canivete suíço” do Windows, vai medir pixels na tela

Microsoft PowerToys é um utilitário para Windows 10 e 11 com diversas funções; a mais nova poderá medir elementos na tela em pixels

Emerson Alecrim
Por
Screen Ruler no Microsoft PowerToys (imagem: divulgação)

O Microsoft PowerToys para Windows 11 tem muitas funcionalidades interessantes, mas sempre há espaço para mais. Uma atualização a ser lançada em breve trará um recurso chamado Screen Ruler, em tradução livre, “Régua de Tela”. Como o nome sugere, trata-se de uma função para permitir que você faça medições na tela do computador.

Admito que, na primeira olhada, não vi sentido na ideia. Mas, analisando a descrição do recurso, mudei de percepção. O Screen Ruler me pareceu uma ferramenta que pode ser realmente útil. A proposta é a de medir uma área ou a distância entre dois elementos na tela rapidamente.

Quando o recurso for lançado, você poderá, por exemplo, selecionar uma área na tela com o cursor do mouse para descobrir a resolução (em pixels) correspondente.

Ao todo, serão quatro modos de funcionamento: distância horizontal entre elementos na tela, distância vertical, quantidade de pixels de uma área retangular e mira (mostra as coordenadas da posição do cursor do mouse).

O Screen Ruler pode ser útil para designers que precisam acertar detalhes de uma interface ou para desenvolvedores que testam o comportamento de um aplicativo na tela, por exemplo.

Se a ideia te agradou, saiba que é preciso ter um pouco de paciência. O Screen Ruler ainda está em desenvolvimento. Não deve demorar muito para o recurso ser liberado, porém. Os trabalhos já estão adiantados e, atualmente, os desenvolvedores testam a novidade para aplicar os ajustes finais.

Você pode saber mais a respeito nesta página do PowerToys no GitHub.

Screen Ruler em ação (imagem: divulgação)
Screen Ruler em ação (imagem: divulgação)

Um “canivete suíço” chamado PowerToys

Talvez você não tenha curtido a ideia do Screen Ruler, mas não desista ainda do Microsoft PowerToys. O aplicativo tem várias outras funcionalidades que podem te ajudar em algum momento. Eis alguns exemplos:

  • Seletor de cor: permite que você identifique a cor de qualquer elemento exibido na tela;
  • FancyZones: permite organizar janelas de vários modos;
  • Redimensionador de imagem: permite mudar as dimensões de várias imagens ao mesmo tempo;
  • Utilitários do mouse: adiciona funções ao mouse, como um modo de marca-texto;
  • PowerToys Run: trata-se um launcher de aplicativos que traz vários recursos avançados.

Não menos importante: o Microsoft PowerToys é gratuito, tem código-fonte aberto e, apesar de ser focado no Windows 11 atualmente, também funciona no Windows 10.

Você pode baixar o PowerToys na loja da Microsoft ou no repositório oficial.

Com informações: Windows Latest.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados