Novo iPhone 15 Pro gera queixas sobre temperatura do aparelho

Modelos Pro e Pro Max dos novos iPhones estariam passando por problemas causados por processo de fabricação de 3 nm da TSMC

Felipe Freitas
Por
Aplicativos no iPhone 15 Pro Max (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Usuários e jornalistas relatam aquecimento no iPhone 15 Pro Max (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Alguns dos primeiros testes e relatos de usuários do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max indicam um incomum aquecimento durante o uso dos novos celulares da Apple. O problema de temperatura impacta a performance dos iPhone 15 Pro, além de acelerar o consumo da bateria dos dispositivos. O principal culpado seria o processo de fabricação dos chips, que são fornecidos pela TSMC.

Vadim Yuryev, do canal Max Tech, e o canal de tecnologia Tech Tablets, da Nova Zelândia, são alguns dos que publicaram seus benchmarks apontando o aquecimento e queda de desempenho. O leaker Tech Revegnus, que tem bom histórico de acertos de notícias tecnológicas, afirmou em março que a tecnologia N3B (litografia de 3 nm) da TSMC não estava gerando o desempenho esperado no chip A17 Pro — o primeiro processador de 3 nm da Apple.

iPhone 15 Pro Max perde 25% de desempenho em 2 minutos

O canal Tech Tablets publicou os seus testes de benchmark iPhone 15 Pro Max, nos quais mostra um queda de desempenho de 25% após 2 minutos de uso. Em 20 minutos de trabalho de GPU, a performance reduziu 34%. Como disse um usuário no X/Twitter, após 20 minutos o seu iPhone 15 Pro se transforma em um iPhone 13 Pro.

Vadim Yuryev, do Max Tech, aponta um possível motivo para esse aquecimento. Ele explica que a Apple permitiu que o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max trabalhasse com um pico máximo de 14 W para “inflar os resultados de benchmark” — potência maior que os antecessores e que o Snapdragon 8 Gen 2.

O youtuber coreano BullsLab usou uma câmera térmica para medir a temperatura do iPhone 15 Pro e do 15 Pro Max. Nos dois smartphones, o aquecimento acontece no canto superior esquerdo da tela — no lado oposto ao conjunto de câmeras quando você olha pela traseira.

Outro motivo para esses relatos de aquecimento e perda de desempenho (throttling), segundo Tech Revegnus, é que a TSMC diminui o padrão de qualidade dos chips. Isso permitiu que mais processadores fossem aprovados para uso. Aqui a Apple tem culpa no cartório, já que também teve que aprovar o uso dos chips que seriam jogados fora — do contrário, ela também poderia sofrer um problema de fornecimento.

O leaker afirma que a situação será melhor no ano que vem. A TSMC fabricará os A18 Pro (possível nome do chip dos iPhones 16 Pro) com a tecnologia N3M, uma evolução do atual processo de 3 nm.

iPhone 15 no Brasil

A pré-venda do iPhone 15 no Brasil começa em 27 de setembro e os produtos devem chegar às lojas físicas dois dias depois. Os preços começam em R$ 7.299 e beiram os R$ 14.000 no modelo mais potente, o iPhone 15 Pro Max com 1 TB de armazenamento.

Quatro modelos do iPhone 15
iPhone 15 tem quatro modelos (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Com informações: PhoneArena e AndroidPolice

Receba mais sobre iPhone 15 Pro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados