O Google vai apagar suas imagens? Entenda o fim do Arquivo dos Álbuns

Big Tech mandou email para vários usuários informando que Arquivo dos álbum será apagado; Google está encerrando backup de serviços antigos

Felipe Freitas
Por
Logotipo do Google
Google encerrará Arquivo dos Álbuns, serviço que armazena fotos de seus serviços mais "velhinhos" (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Se você recebeu recentemente um email do Google dizendo que o Arquivo dos Álbuns de fotos será apagado, fique — relativamente — calmo. A Big Tech está encerrando o suporte do Album Archive, backup de imagens de serviços mais antigos e extintos — como Picasa e Hangout. Os usuários podem salvar o álbum de fotos antigas até o dia 18 de julho.

Como explicou o Google em seu site oficial, imagens que só estão presentes no Album Archive serão removidas no dia 19 de julho. Ao acessar o serviço de fotos, você verá uma mensagem informando que todas as imagens que aparecem serão apagadas. O Arquivo dos Álbuns contém fotos do extinto Picasa, Hangout e talvez até do Google Plus — não dá para confirmar aqui porque quase ninguém lembra dele e muito menos chegou a usá-lo.

Imagens do Arquivo dos Álbuns pode ser baixadas com Takeout

Se você possui fotos no Arquivo dos Álbuns, pode baixa-las através do Google Takeout, programa do Google para recuperação de arquivos salvo pelos usuários. Segundo a Big tech, entre as imagens do Album Archive estão alguns arquivos do Hangout, fotos de background do Gmail anteriores a 2018 e “raros casos” de pequenas thumbnails.

Se você chegou a usar o Blogger, fotos subidas para o serviço podem estar no Album Archive. Nos testes feitos pela minha conta pessoal, apenas velhas imagens do Blogger e Hangout estão disponíveis.

Email enviado pelo Google informando o fim do Arquivo dos Álbuns (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Email enviado pelo Google informando o fim do Arquivo dos Álbuns (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Todavia, boa parte das suas fotos do Hangout podem estar salvas no Google Chat. Após encerrar o primeiro, a empresa realizou a transferência de diversos conteúdos para o seu substituto.

E não se preocupe: nenhuma foto ou vídeo que está no Google Fotos (ou no Drive) será afetada pelo fim do Arquivo de Álbuns. E dado que o Album Archive guarda fotos bem antigas, talvez seja até melhor perder algumas lembranças — um exemplo são aquelas fotos de anos atrás, quando usávamos algum visual que hoje teríamos vergonha.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados