Oppo revela câmera para smartphones com zoom óptico de 10x

Câmera da Oppo promete zoom óptico de até 10x em smartphones, sem perda de qualidade nas fotos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 6 meses
Oppo - câmera de 10x

Imagine ter uma câmera com zoom óptico de 10x no seu smartphone. Essa é uma das novidades que a chinesa Oppo levou para o MWC 2019, como prometido: a companhia escolheu o evento para apresentar uma tecnologia que permite que celulares tenham esse recurso sem, no entanto, deixar o aparelho com uma espessura muito grande.

O sistema da Oppo é composto por três câmeras na traseira. A principal tem sensor de 48 megapixels. Já a secundária não teve a resolução revelada, mas traz lente grande angular. A graça está na terceira câmera: o sensor desta também não teve a capacidade anunciada, mas é ali que encontramos a lente teleobjetiva que permite o zoom de até 10x.

No MWC 2017, a Oppo apresentou uma câmera chamada 5x Dual Camera Zoom que, como o nome diz, aumenta o alcance da imagem em até cinco vezes. Essa câmera nunca saiu da fase de protótipo, mas serviu de base para o desenvolvimento da tecnologia com zoom de 10x: em ambos os casos, a mágica acontece graças a um mecanismo semelhante a um periscópio.

Câmera de 10x da Oppo

Nesse sistema, o sensor é posicionado em ângulo de 90 graus em relação à traseira do smartphone, assim, há espaço suficiente para os elementos ópticos se moverem para aplicar o zoom. Ao mesmo tempo, acaba não sendo necessário aumentar excessivamente a espessura do smartphone. Aqui, a luz entra pela lente externa, é refletida por um espelho para passar pelas demais lentes e, então, chega ao sensor.

Abaixo, fotos de exemplo divulgadas pela Oppo:

Foto de 1x com a grande angular

Foto de 1x com a grande angular

Foto com zoom óptico de 10x

Foto com zoom óptico de 10x

De acordo com a Oppo, esse mecanismo, quando somado à câmera com grande angular, permite ao smartphone trabalhar com distância focal entre 16 mm e 160 mm. Um componente de estabilização óptica de imagem (OIS) vai garantir que as imagens não saiam tremidas quando o zoom for aplicado.

Os celulares usados para demonstrar a tecnologia no MWC 2019 são todos protótipos. Embora a câmera tripla aparente estar em estágio avançado de desenvolvimento, o público presente no evento só pôde testá-la no estande da Oppo, o que não permitiu avaliações detalhadas.

De todo modo, a promessa é a de que a tecnologia permita fotos com zoom sem perda de qualidade ou nitidez. Não deve demorar para descobrirmos se a tecnologia vai cumprir o prometido: a Oppo fala em lançar o primeiro smartphone com zoom óptico de 10x já no próximo trimestre.

Com informações: The Verge.

Relacionados