Intel lançará GPU dedicada Xe-HPG para games em 2021
Placas de vídeo Intel Xe-HPG contarão com ray tracing e memória GDDR6, mas só chegarão em algum momento de 2021
Placas de vídeo Intel Xe-HPG contarão com ray tracing e memória GDDR6, mas só chegarão em algum momento de 2021
Quando o assunto é GPU para jogos, lembramos apenas de dois nomes: Nvidia e AMD. Mas, como você já deve saber, a Intel vem se preparando para ingressar de vez no mercado de placas de vídeo. Só é preciso ter um pouco mais de paciência: as GPUs Intel Xe-HPG de alto desempenho para games só chegarão em 2021.
Se levarmos em conta que a Intel tem grandes planos para esse segmento, o novo prazo não é tão frustrante assim. Basicamente, a companhia direcionou a sua arquitetura gráfica a quatro projetos bem específicos:
Existe ainda uma placa de vídeo batizada como Intel DG1 que tem o Xe-LP como base, mas que servirá para que desenvolvedores possam testar softwares, drivers e afins.
O que mais nos interessa é o projeto Xe-HPG (High Performance Gaming). Essa GPU foi confirmada nesta quinta-feira (13), na esteira do evento Intel Architecture Day 2020. Estamos falando, essencialmente, de uma placa de vídeo que combina as principais características das arquiteturas LP, HP e HPC para oferecer alto desempenho em jogos.
Os detalhes ainda são escassos, mas a Intel revelou que a Xe-HPG terá suporte a ray tracing e será baseada em memórias GDDR6. A placa já está em desenvolvimento, mas a sua produção deverá ser terceirizada: provavelmente, a TSMC assumirá esse trabalho.
Se esse projeto conseguirá fazer frente ao desempenho das GPUs Nvidia RTX e AMD Radeon, teremos que esperar para saber: a única informação concreta é a de que a Xe-HPG chegará em 2021, mas a Intel não forneceu uma data exata para o lançamento.
Isso não quer dizer que não haverá novidades em 2020. A companhia confirmou o anúncio dos processadores Tiger Lake (voltados a notebooks) para o início de setembro deste ano. Entre outras novidades, essa linha contará com processo de fabricação de 10 nanômetros e será a primeira a ter gráficos integrados Xe-LP.