Qualcomm Snapdragon 860 chega aos celulares potentes menos caros

Imagine o Qualcomm Snapdragon 860 como um Snapdragon 855+ recauchutado e com novos recursos para câmeras modernas de 2021

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Qualcomm Snapdragon 860 (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Qualcomm Snapdragon 860 (Imagem: divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm anunciou o lançamento de um SoC para smartphones potentes, só que menos caros e que já estão começando a chegar ao mercado: o Snapdragon 860. Este chip não é tão forte quanto o 888 dos aparelhos topo de linha, nem mesmo o 870, mas é superior ao que a divisão 700 da marca pode fazer em algum momento da vida até então.

Se você achava que o mercado de aparelhos intermediários já estava bem fatiado em numerosas subdivisões, saiba que a Qualcomm resolveu pegar um processador de 2019 para os celulares mais potentes daquele ano, alterou quase nada por dentro e colocou novamente na linha de produção das fábricas parceiras. É o que aconteceu com o novo Snapdragon 860.

Ele é basicamente o Snapdragon 855 com quase nada de diferente, praticamente um Snapdragon 855+ com um segundo “plus” no nome. As semelhanças entre ambos são tão grandes que a própria Qualcomm coloca os dois modelos dividindo a mesma linha da tabela onde são listados todos os seus SoCs disponíveis para o mercado.

Por dentro o Snapdragon 860 oferece processador de oito núcleos rodando até 2,96 GHz (mais que os 2,84GHz do 855), suporte para aparelhos com até 16 GB de RAM e a GPU é a mesma do Snapdragon 855 e 855+: uma Adreno 640. Os smartphones com esta opção de chip poderão tirar proveito da tecnologia QuickCharge 4+ e serão escolhas com 5G opcional, focando em mmWave e sub-6. Colocar o acesso para as redes móveis de quinta geração como uma opção pode ser ferramenta interessante para baixar custos dos celulares.

Todo o processo de fabricação é feito em litografia de 7 nanômetros, a mesma de praticamente todos os outros processadores desenvolvidos pela Qualcomm, com exceção do Snapdragon 888 e seus 5 nanômetros.

Se na parte de desempenho o Snapdragon 860 é basicamente uma segunda revisão do 855, nas câmeras o processador consegue lidar com tecnologias mais recentes e que não estavam disponíveis em 2019. A lista de recursos para fotos inclui modo noturno para lentes ultrawide e também para a câmera frontal, assim como gravar vídeos com dois sensores ao mesmo tempo.

Xiaomi Poco X3 Pro é o primeiro celular com Snapdragon 860

Xiaomi Poco X3 Pro (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Xiaomi Poco X3 Pro utiliza o novo SoC Qualcomm Snapdragon 860 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Mesmo com o anúncio da Qualcomm acontecendo nesta segunda-feira (22), já existe um smartphone anunciado neste mesmo dia e com o Snapdragon 860: o Poco X3 Pro. O aparelho é um intermediário que quer ser topo de linha, com tela de 6,67 polegadas, resolução Full HD+, taxa de atualização em 120 Hz e proteção de vidro Gorilla Glass 6 na parte da frente, 6 GB ou 8 GB de RAM LPDDR4X, 128 ou 256 GB de espaço interno em UFS 3.1.

O aparelho segue a tendência da marca chinesa de colocar especificações interessantes em um preço pouco doloroso para o bolso do cidadão que irá comprar, ao menos lá na Europa onde o lançamento foi anunciado. Se você está no velho continente, poderá encontrar o Poco X3 Pro com o novo Qualcomm Snapdragon 860 em duas opções de cores e com preços que partem de 249 euros para a versão com 6 GB de RAM e 128 GB de espaço, ou 299 euros para dobrar a memória interna e aumentar a RAM para 8 GB.

Como o 5G é opcional para o novo SoC, o Poco X3 Pro escolheu não incluir este recurso para seus clientes.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados