Samsung anuncia Galaxy S23 FE; linha também ganha tablet e fones de ouvido

Galaxy S23 FE marca retorno da linha Fan Edition, que traz especificações de topo de linha com preço menor. Fones Buds FE e tablet Tab S9 FE completam as novidades.

Giovanni Santa Rosa
Por
Imagem de divulgação com smartphone Galaxy S23 FE em pé e deitado, Galaxy Tab S9 FE apoiado sobre a superfície e fones de ouvido Galaxy Buds FE
Linha FE conta com novo smartphone, novo tablet e novos fones (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung lançou três novos produtos da família FE nesta noite de terça-feira (3). O principal deles é o smartphone Galaxy S23 FE, uma versão mais simples do celular de topo da marca. Além disso, o tablet Galaxy Tab S9 FE e os fones Galaxy Buds FE completam a escalação.

“Para quem deseja experimentar os principais dispositivos Galaxy pela primeira vez, os novos integrantes da família FE representam o ponto de entrada ideal”, diz o comunicado da marca. Preços e disponibilidade no Brasil ainda não foram divulgados.

Galaxy S23 FE tem câmera de 50 megapixels e PowerShare

Vamos começar pelo smartphone. O Galaxy S23 FE tem grande parte dos recursos do smartphone lançado no começo de 2023, mas deve ter um preço mais acessível.

O aparelho vem com um conjunto triplo de câmeras. A principal delas tem 50 megapixels e recursos como a Nightography, o modo noturno da Samsung.

A lente teleobjetiva oferece zoom de 3x para fotos de 8 megapixels. O trio fica completo com uma ultra grande-angular de 12 megapixels. Na parte da frente, uma câmera de 10 megapixels para tirar selfies.

A tela do Galaxy S23 FE tem resolução FHD+ e 6,4 polegadas na diagonal. O painel usa a tecnologia Dynamic AMOLED 2X, com taxa de atualização variável entre 60 Hz e 120 Hz.

O dispositivo será oferecido em versões de 128 GB e 256 GB de armazenamento. A quantidade de RAM é a mesma em ambas: 8 GB.

A bateria do Galaxy S23 FE tem capacidade para 4.500 mAh. O smartphone conta com recarga rápida, atingindo 50% de carga com 30 minutos na tomada, usando um adaptador de 25 W. Ele também oferece o PowerShare, tecnologia de carregamento reverso sem fio da Samsung.

No comunicado divulgado pela Samsung, a empresa diz que o celular vem com processador de 4 nm. Ela não especifica a marca e o modelo, afirmando apenas que ele “pode variar de acordo com o mercado e a operadora”.

Como o Tecnoblog revelou, o Galaxy S23 FE homologado na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para venda no Brasil tem o código SM-S711B/DS, que apareceu anteriormente em benchmarks com o processador Exynos 2200. Tudo leva a crer, portanto, que o chip da marca da Samsung equipará o smartphone vendido por aqui.

Galaxy Tab S9 FE vem em versões de 10,9 e 12,4 polegadas

A Samsung também apresentou um novo tablet, com duas opções de tamanho. O Galaxy Tab S9 FE tem 10,9 polegadas, enquanto o FE+ tem 12,4 polegadas. Ambos contam com display LCD e taxa de atualização de tela de até 90 Hz.

Além do tamanho, existe uma diferença na RAM dos dois modelos. O tablet de 10,9 polegadas tem opções com 6 GB e 8 GB, enquanto o de 12,4 oferece 8 GB e 12 GB. Ambos podem vir com 128 GB ou 256 GB de armazenamento e têm slot para cartão de memória microSD, com suporte a até 1 TB.

Os dois modelos contam com versões Wi-Fi e 5G. Além disso, eles vêm com uma caneta S Pen na caixa e têm resistência contra água e poeira no padrão IP68.

As baterias têm capacidade para 8.000 mAh e 10.090 mAh, com suporte a recarga rápida de 45 W. O som fica a cargo de um alto-falante duplo da AKG, com suporte a Dolby Atmos.

Galaxy Buds FE tem cancelamento ativo de ruído

Completando o lineup apresentado nesta terça, a Samsung trouxe também um novo modelo de fones de ouvido para a linha FE: os Galaxy Buds FE.

A empresa destaca as funções de cancelamento ativo de ruído (ANC) e som ambiente, para bloquear ou ouvir sons externos, respectivamente. Os fones contam também com três microfones cada, que usam inteligência artificial para separar a voz do ruído ambiente, melhorando a qualidade das ligações.

Em termos de autonomia, os Galaxy Buds FE prometem 8,5 horas de reprodução contínua e 30 horas de uso, incluindo o estojo de carregamento, com o ANC desativado. Ao ligar o recurso, os tempos caem para 6 e 21 horas, respectivamente.

No design, os novos fones têm três tamanhos de ponteiras (as famosas “borrachinhas”) e adaptadores “wingtips” para encaixe na orelha.

Com informações: Samsung

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados