Exclusivo: Galaxy S23 FE com Exynos é homologado na Anatel

Próximo celular da série FE da Samsung recebeu certificação da agência brasileira; modelo será vendido com carregador de 25 W

Felipe Freitas Everton Favretto
Por e
Galaxy S23 e S23+ estão disponíveis em quatro opções de cores (Imagem: Divulgação/Samsung)
Próximo integrante da linha Galaxy S23 (na foto) já pode ser vendido no Brasil (Imagem: Divulgação/Samsung)

O celular Samsung Galaxy S23 FE foi homologado pela Anatel e sua venda está autorizada no Brasil. A fabricante também liberou a página de suporte do SM-S711B/DS (número do modelo) no site brasileiro. O “B” no número do Galaxy S23 FE foi encontrado na versão que utiliza o processador Exynos 2200 — sim, esse deve ser o chip da versão brasileira.

Com a certificação na Anatel e a página de suporte na versão brasileira do site, é normal deduzir que o lançamento do Galaxy S23 FE está próximo. Um dos últimos rumores sobre o smartphones indica que ele será lançado no próximo mês. O período também faz sentido por ser o mês que precede a Black Friday — que essa ano acontece em 24 de novembro.

Galaxy S23 FE trará Exynos renovado e Snapdragon 8 Gen 1

Certificação do Galaxy S23 FE revela número de modelo do celular (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Certificação do Galaxy S23 FE revela número de modelo do celular (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Com o Galaxy S23 FE, a Samsung volta a vender seus topos de linha com chips diferentes: Exynos 2200 atualizado para uns, Snapdragon 8 Gen 1 para EUA e outros. Aqui no Brasil, conforme dito no parágrafo de abertura, é provável que a Samsung lance o modelo com Exynos 2200. O “DS” no número do modelo é a sigla para os smartphones com duas opções de chip (Dual Sim, em inglês).

No pedido de certificação, a Samsung informa que, além das fábricas na Coreia do Sul e Vietnã, o Galaxy S23 FE será fabricado em Manaus e Campinas. O documento mostra ainda que a sul-coreana venderá o smartphone com um carregador de 25 W na caixa. O aparelho terá suporte para Wi-Fi 6E.

O Galaxy S23 FE é o primeiro modelo da linha FE desde 2022, quando a sul-coreana lançou o Galaxy S21 FE. A ausência de um S22 Fan Edition se deu pelos problemas do Exynos 2200 — o mesmo que equipará esse novo celular. No entanto, leakers informam que a Samsung atualizou o processador. Restará o anúncio oficial para a empresa dar mais detalhes sobre o chip.

Celulares lado a lado
Material de divulgação do Galaxy S23 FE vazou nas últimas semanas (Imagem: Reprodução/MS Power User)

Um vazamento revelou o design do Galaxy S23 FE. Na imagem acima, podemos ver o retorno da cor roxa para os celulares da Samsgun e o design igual ao Galaxy A54. Em outro vazamento, dessa vez na Samsung Espanha, foi confirmado que o celular terá suporte para o Samsung Pay.

Relembre o lançamento da linha S23 no vídeo abaixo

Receba mais sobre Exynos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.

Relacionados