Samsung anuncia tela OLED que gera menos luz azul e poupa energia
Nova tela OLED da Samsung é especialmente interessante para celulares 5G
Nova tela OLED da Samsung é especialmente interessante para celulares 5G
Os painéis Super AMOLED que a Samsung coloca em seus smartphones e tablets costumam agradar bastante por conta da vivacidade das cores e do brilho forte. Mas aparelhos futuros poderão ter displays ainda mais otimizados: a companhia anunciou um tipo de painel OLED que emite menos luz azul e reduz o consumo de energia.
De acordo com a SGS (Société Générale de Surveillance), entidade suíça de certificação de serviços, a nova tela OLED da Samsung emite 6,5% de luz azul contra os 7,5% dos painéis anteriores da marca. A diferença pode parecer pequena, mas é suficiente para fazer o consumo de energia pelo display cair 15% em relação às telas produzidas em 2019.
A Samsung destaca que essa característica é especialmente importante para smartphones 5G. Isso porque aparelhos do tipo tendem a consumir mais energia do que os atuais modelos baseados em 4G.
Mas o maior benefício, certamente, recai sobre a saúde do usuário. Como você deve saber, a luz azul emitida pelas telas interfere na produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Logo, o ritmo circadiano do indivíduo pode ficar “dessincronizado”, favorecendo quadros de insônia e outros problemas de saúde.
Todo esforço para reduzir a emissão de luz azul é válido, portanto. Isso não quer dizer, porém, que a qualidade de imagem foi prejudicada: a Samsung ressalta que o novo painel OLED exibe imagens bem nítidas.
Só não ficou claro quando essas telas equiparão os smartphones da marca, mas a menção a redes 5G sugere que, no mais tardar, os novos visores se tornarão padrão quando esse tipo de conectividade for comum na família Galaxy.
Leia | O que é um display PMOLED?