Sony diminui o ritmo nos games, mas aumenta ganho nos filmes

Gigante japonesa mantém expectativas para o PlayStation 5, mas admite que não alcançou suas previsões no segmento no último relatório para investidores

Ricardo Syozi
Por
PlayStation 5

A Sony divulgou seu mais recente relatório financeiro, correspondente aos meses de abril a junho de 2022. O documento mostra que a empresa teve receita de 2,31 trilhões de ienes, algo em torno de 17,5 bilhões de dólares. Porém, a área de games teve uma queda de 2% em vendas, enquanto a parte de filmes viu uma melhora de 67%. Tudo isso em comparação ao mesmo período de 2021.

Mesmo com muitas pessoas ainda querendo adquirir um PS5, a Sony não alcançou o que havia planejado no quesito vendas do sistema. A companhia anunciou que enviou 2,4 milhões de consoles. No total, o conjunto de hardware chegou a 21,7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Já a renda operacional na área caiu 37%, chegando à marca de 52,8 bilhões de ienes. Uma grande queda em paralelo aos 83,3 bilhões de 2021.

Além disso, a japonesa informou que o total de tempo de jogo dos usuários diminuiu 15% em ano-por-ano no primeiro quarto de 2022. Um engajamento muito menor do que haviam antecipado. Mesmo assim, houve um aumento de 3% em junho em comparação a maio.

A Sony afirma que essa diminuição ocorreu, principalmente, por causa do crescimento dos custos de produção de jogos e o encolhimento nas vendas dos videogames. Outros fatores incluem uma maior concorrência no mercado e a pandemia de Covid-19.

Por causa de tudo isso, a dona do PlayStation decidiu não alterar a previsão de vendas do console para o próximo ano fiscal. O objetivo continua sendo o de bater a marca de 18 milhões de unidades vendidas.

Cinema e música ajudaram os números da companhia

Por outro lado, o segmento musical da empresa viu vendas significativas de 308,1 bilhões de ienes. Esse acréscimo de 21% deve-se ao impacto do câmbio externo e do crescimento da receita via streaming, segundo a companhia. A renda operacional subiu 5,6 bilhões de ienes, totalizando 61 bilhões na moeda japonesa.

Mas foi a área direcionada aos filmes que ofereceu os melhores números para a Sony.

Entre abril e junho de 2022, a renda dessa divisão garantiu um aumento de 67% em vendas. Ou seja, conseguiu 341,4 bilhões de ienes. Já a renda operacional saiu de 25,4 bilhões em 2021 para 50,7 em 2022. Esse sucesso foi atribuído ao impacto da taxa de câmbio, a intensificação nas produções para televisão e na receita de filmes lançados durante o último ano fiscal.

A companhia acredita que a recuperação da indústria de cinema é um fator importante para esse acréscimo em seus números. Ela está para lançar 17 longas-metragens nos próximos 12 meses. O catálogo inclui Trem-Bala com Brad Pitt e a animação Homem-Aranha: Através do Aranhaverso.

Por fim, a busca por conteúdo diferenciado em plataformas de distribuição de vídeo também auxiliou a japonesa.

Aranhaverso
Homem-Aranha no Aranhaverso (Imagem: Divulgação / Sony)

Sony mantém o crescimento

Mesmo com números não tão substanciais como era esperado, a empresa cresceu entre ambos períodos. As vendas totais aumentaram de 2,256 trilhões em 2021 para 2,311 trilhões de ienes em 2022. A renda operacional também teve um crescimento de 211 bilhões no ano passado para 307 bilhões de ienes neste ano.

Podemos considerar que não houve uma melhora absurda, mas não podemos esquecer que a Sony gastou dinheiro com a aquisição da Bungie e do serviço de streaming de anime Crunchyroll. O que acabou afetando a sua renda no fim das contas.

Com informações: Sony e Variety.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados