Sony vai demitir 900 funcionários da divisão de PlayStation

Duas semanas após divulgar resultados financeiros ruins e reduzir projeção de vendas de consoles, Sony anuncia demissão de 8% do quadro de funcionários

Giovanni Santa Rosa
Por
PlayStation 5
Vendas do PS5 foram fracas no último ano (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Sony anunciou que demitirá cerca de 900 funcionários da sua divisão de PlayStation, o que representa 8% de sua mão de obra global. Como parte da redução, a companhia vai fechar seu estúdio de games em Londres (Reino Unido), e Naughty Dog, Guerrilla, Insomniac e Firesprite serão os maiores afetados.

A empresa cortará cargos em todas as regiões em que atua — Américas, Japão, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Ásia-Pacífico. As demissões vão acontecer nas próximas semanas e meses.

(Imagem: Divulgação/Sony)
PS5 Slim foi lançado em outubro de 2023 (Imagem: Divulgação/Sony)

“Depois de uma avaliação cuidadosa e muitas discussões entre a liderança durante vários meses, ficou claro que precisamos fazer mudanças para que os negócios continuem crescendo e a companhia siga se desenvolvendo”, diz Jim Ryan, chefe da divisão de PlayStation, em texto publicado no site da Sony.

Em outro trecho do texto, Ryan avalia que “o setor mudou imensamente, e precisamos estar prontos para o futuro, preparando os negócios para o que vem pela frente”. O executivo afirma que, para isso, foi preciso dar um passo atrás para garantir que a empresa continuará “trazendo as melhores experiências em games para a comunidade”.

PS5 está no “fim do ciclo”, diz vice-presidente

O anúncio dos cortes vem duas semanas depois de a Sony cortar a projeção do número de vendas do PlayStation 5 no ano fiscal de 2023, de 25 milhões para 21 milhões de unidades. O lucro operacional da divisão teve uma queda de 26% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Os resultados foram ruins apesar do lançamento do PS5 Slim.

Naomi Matsuoka, vice-presidente sênior da Sony, disse que o console já passou da metade de seu ciclo de vida e que o ritmo de vendas deverá cair a partir de agora. Por isso, a empresa vai tentar equilibrar vendas e lucro. Desde então, o valor de mercado da companhia teve uma queda de US$ 10 bilhões.

Com informações: Sony, The Verge, TechCrunch, IGN

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados