Start11 para Windows 11 traz de volta recursos removidos da barra de tarefas

Aplicativo para personalizar o Windows 11, versão 1.2 do Start11 é liberada com novas ferramentas para a barra de tarefas

Bruno Gall De Blasi
Por
Start11 recebe atualização com novos recursos para a barra de tarefas do Windows 11 (Imagem: Divulgação/Stardock)

Start11 é um programa conhecido por trazer o menu Iniciar clássico de volta ao Windows 11. Mas ele vai muito além disso: nesta quarta-feira (6), o app da Stardock recebeu uma atualização para separar as janelas agrupadas em um ícone na barra de tarefas. Essa e outras novidades estão disponíveis na versão 1.2 do programa.

O programa recupera alguns recursos do sistema. É o caso da opção para desagrupar itens da barra de tarefas, mesmo quando a definição para usar apenas ícones está habilitada. Ou seja, se você abrir mais de uma janela de um app, as instâncias não serão reunidas em um único ícone, como acontece atualmente por padrão.

A atualização ainda traz um recurso ao Windows que facilita a edição de textos, abertura de imagens e afins. Agora é possível abrir um arquivo ao arrastá-lo para o ícone de um app na barra de tarefas. Por exemplo, se você tem um documento de texto, é só clicar sobre ele e levá-lo até o ícone do Word caso queira executá-lo.

“Os novos recursos da barra de tarefas são projetados para fornecer funcionalidades de versões anteriores do Windows”, disse Brad Sams, vice-presidente e gerente geral da Stardock. “Com nossa nova experiência na barra de tarefas, criamos uma base para trazer funcionalidades adicionais ao Windows 11 para promover nossa missão de torná-lo mais pessoal e produtivo.”

Start11 permite ajustar se janelas serão agrupadas na barra de tarefas (Imagem: Divulgação/Stardock)
Start11 permite ajustar se janelas serão agrupadas na barra de tarefas (Imagem: Divulgação/Stardock)

Start11 ganha recursos para quem usa mais de uma tela

O uso de múltiplos monitores também foi aprimorado na nova versão. Se você tem várias telas ligadas ao computador, é possível personalizar as configurações da barra de tarefas para cada uma. “Os usuários também poderão redimensionar a barra de tarefas, permitindo aumentar sua altura para facilitar a visualização de todas as janelas em sua barra de tarefas”, afirmaram.

A atualização já está disponível aos usuários do Windows 10 e Windows 11. Para ter acesso ao aplicativo, é preciso comprá-lo no site da fabricante com preços a partir R$ 29,99. Se você já comprou o Start8 ou Start10 no passado, também é possível fazer um upgrade para a nova versão do programa.

Com informações: Stardock (Newsroom) e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados