Suas videochamadas no Microsoft Teams vão ficar mais imersivas com um novo recurso de áudio

Opção de áudio 3D será adicionado futuramente ao Teams da Microsoft; empresa quer lançar novidades para manter usuários engajados no app

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 3 meses
Microsoft Teams no Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Teams no Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)7

No roadmap do Microsoft 365, a empresa de Redmond anunciou que está trabalhando para futuramente oferecer áudio espacial no Microsoft Teams. Dessa forma, a qualidade do som das videochamadas ficaria mais imersiva para os usuários, resultando em conversas mais agradáveis para todos. No entanto, ainda levará alguns meses para que a novidade apareça no aplicativo.

A informação foi adicionada ao mapa de atualizações do Microsoft 365 na terça-feira (7). Nas palavras da companhia americana:

O áudio espacial traz áudio de última geração para o Teams, no qual você pode participar de conferências como se estivesse lá, junto de outras pessoas. Esta tecnologia de áudio inteligente torna a experiência de reunião mais natural, inclusiva e focada para todos.

Também segundo o comunicado, os usuários podem aguardar o recurso chegar por volta de maio de 2023, mas ainda não há uma data oficial definida.

Vale lembrar que o áudio espacial também é conhecido como “áudio 3D”, que consegue emular o som ambiente. Assim, ele entrega uma maior imersão, dando a sensação de que a pessoa está no mesmo espaço do que está ouvindo, como um jogo ou uma sala de reuniões.

Essa é mais uma tentativa da Microsoft de revitalizar seu app de videochamadas, já que o Teams também receberá o recurso de tela verde nos próximos meses.

Microsoft Teams (Imagem: Divulgação / Microsoft Teams)
Você poderá sentir como se estivesse presencialmente com seus colegas (Imagem: Divulgação / Microsoft Teams)

Áudio espacial é fator relevante para quem busca imersão

O Microsoft Teams pode estar recebendo o áudio 3D (também conhecido como som surround) só agora, mas esse recurso focado em imersão já faz parte de produtos diversos há um certo tempo.

Vários headsets oferecem esse tipo de som com a intenção de dar a sensação de que o jogador está dentro do ambiente do game. Por exemplo: em Hellblade: Senua’s Sacrifice, é possível escutar vozes por todos os lados, como a pessoa estivesse rodeada de amigos e inimigos.

A ideia de ter áudio surgindo em 360° pode não ser exatamente algo nova, contudo, a experiência continua sendo distinta para cada propósito. Outro exemplo é ao ouvir músicas. Com essa tecnologia, o usuário consegue escutar cada instrumento separadamente, vindo de todos os lados, como se a banda estivesse rodeando a pessoa enquanto cada membro executa a canção.

Como a empresa de Redmond vai adicionar tudo isso no Teams ainda é um mistério, mas vale aguardar.

Com informações: TechRadar.

Receba mais sobre Microsoft Teams na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados