A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês) realizou uma série de testes para avaliar a segurança do Model X, o SUV elétrico da Tesla. Os resultados certamente agradaram a quem possui uma unidade do veículo: o modelo recebeu a pontuação máxima, de cinco estrelas, em todos os quesitos.
Isso significa que, atualmente, o Tesla Model X é um dos carros mais seguros do mundo. Até então, nenhum modelo SUV (utilitário esportivo) havia se saído tão bem nesses testes. Na verdade, o Model X só fica atrás de outro carro da Tesla no quesito segurança: o sedã Model S.
De acordo com a avaliação da NHTSA, as chances de os passageiros saírem ilesos (ou quase) de um acidente grave envolvendo o Model X é de 93%. Os vídeos dos testes — bastante impressionantes, por sinal — nos fazem perceber que a possibilidade de os ocupantes do veículo terem, no máximo, ferimentos leves, é realmente grande.
Qual o segredo do Model X? O fato de o veículo ter arquitetura elétrica e não possuir motor na parte frontal fazem essa área absorver impactos de colisões frontais de maneira muito mais efetiva, no entendimento da NHTSA.
Além disso, o modelo tem o conjunto de baterias posicionado na parte inferior de uma forma que faz o peso ser mais bem distribuído. Isso permite que o Model X tenha um centro de gravidade mais baixo, diminuindo o risco de inclinação severa em acidentes (o que poderia levar a um capotamento, por exemplo).
Não há dúvidas de que os resultados deixaram a Tesla satisfeita, mas o bom desempenho já era esperado, provavelmente. Como ressalta o The Verge, o próprio Elon Musk vez ou outra relata casos de acidentes com o Model X em que os ocupantes do veículo não sofreram nenhum ferimento grave.
T-boned in a Model X at 65 mph https://t.co/vt6g89Z9rk
— Elon Musk (@elonmusk) May 17, 2017