A lista dos Top 500 Supercomputadores é atualizada duas vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Hoje a lista recebeu as alterações do segundo semestre de 2012 e o primeiro nome da lista foi desbancado. Dessa vez o americano Titan passou a ocupar a primeira posição na lista de supercomputadores mais rápidos do mundo: ele tem modestos 17,59 Petaflops de poder de processamento.

Titan: nome apropriado | Crédito: Laboratório de Oak Ridge/Divulgação

O Titan só é capaz de fazer 17,59 quadrilhões de cálculos por segundo graças aos seus 560.640 processadores. A criação do computador aconteceu graças a três empresas: a NVidia, que forneceu 18 mil GPUs Tesla (totalizando 261 mil processadores), a AMD, que forneceu os chipsets que controlam as CPUs, e a fabricante de supercomputadores Cray, que ficou responsável pela tarefa de montar tudo em uma case bem colorida no laboratório nacional da cidade de Oak Ridge, no estado do Tenessee.

O projeto começou no ano passado e recebeu US$ 97 milhões de investimento por parte do departamento de energia dos EUA. Antes de ser chamado Titan, esse supercomputador já apareceu de uma certa forma na lista Top 500: em 2010, quando o equipamento ainda usava CPUs e era chamado Jaguar, ele alcançou o topo da lista com 2,5 Petaflops. Agora que recebeu GPUs no lugar dos processadores comuns, ele volta à lista.

Confira no vídeo abaixo um time-lapse da sua montagem.


(Vídeo no Vimeo)

Antes do Titan, o supercomputador que ocupava a primeira posição desde 1º de junho desse ano era o também americano Sequoia que tem poder de processamento de incríveis 16,32 Petaflops e foi construído com ajuda da IBM.

A NVidia deu mais detalhes técnicos das GPUs Tesla usadas no Titan nesse press-release e mais informações sobre o supercomputador estão disponíveis na sua página.

Receba mais sobre FLOPS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados