Governo planeja distribuir conversores de TV digital para população mais pobre
Mais de 11 milhões de famílias podem se beneficiar do "Bolsa Novela"
Mais de 11 milhões de famílias podem se beneficiar do "Bolsa Novela"
Não é segredo para ninguém que a TV digital brasileira está longe de decolar. Vem caminhando a passos muitíssimos lentos no que se refere à adoção por parte da população. Sorte a nossa que o Ministério das Comunicações, esperto que só, percebeu uma oportunidade para fazer política social: planeja distribuir os conversores de TV digital para todas as famílias participantes do projeto Bolsa Família.
A doação dos equipamentos está em estudo, conforme apurou a reportagem da Folha. O ministro Paulo Bernardo disse ao jornal paulistano que a deia é “acabar com a era do Bombril na antena”, em alusão a um dos principais atributos da televisão digital, o sinal que chega sempre por completo – ou o televisor não exibe nada na tela.
Ainda de acordo com o jornal, o projeto ganhou o apelido de “Bolsa Novela” dentro do ministério. Fora a doação dos conversores, o governo federal considera ainda facilitar o crédito e diminuir os impostos recolhidos sobre este tipo de produto. A mordida da Dilma e seus pares chega a 25% do preço cheio de um conversor.
A ideia de facilitar o acesso à TV digital tem a ver também com a instalação da internet 4G LTE pelas operadoras de telefonia móvel. Como você sabe, a Anatel fez o leilão e vendeu diversas faixas na frequência do 2,5 GHz. Agora, pelo que nos consta, o mesmo Ministério das Comunicações pensa em licitar a faixa dos 700 MHz que atualmente serve aos propósitos da televisão analógica.
Primeiro o governo precisa migrar uma base grande da TV analógica para o SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital). Em seguida, fica mais fácil desligar o sinal analógico para, em seu lugar, ativar o 4G LTE. Os Estados Unidos adotaram a mesma faixa de 700 MHz para a telefonia móvel.
O site da Caixa Econômica Federal informa que o programa social Bolsa Família atende pelo menos 11 milhões de famílias.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}