Twitter confirma testes de botão para editar, mas com limites
Para evitar alterações enganosas, ferramenta de edição funcionará por 30 minutos após a publicação, e Twitter vai mostrar versões anteriores
Para evitar alterações enganosas, ferramenta de edição funcionará por 30 minutos após a publicação, e Twitter vai mostrar versões anteriores
Um dos recursos mais pedidos por usuários do Twitter pode mesmo se tornar realidade. A empresa anunciou nesta quinta-feira (1º) que os testes do botão para editar tweets já começaram. Para quem critica a possível mudança, a plataforma garante que a função terá limites e transparência.
Atualmente, o Twitter não tem nenhuma forma de editar o que foi publicado.
Isso irrita alguns usuários: se um post sai com erro de digitação, por exemplo, a única opção é copiar o texto, apagar o tweet, corrigir o erro e publicar de novo.
Algumas pessoas, porém, se preocupam com o que pode acontecer se for possível editar tweets, já que publicações viralizam rapidamente na rede.
Imagine que milhares de pessoas deram retweet em um post e, depois, o autor mudou seu conteúdo para alguma coisa totalmente diferente. Seria um problema.
O Twitter parece estar consciente disso tudo. No post que anuncia a novidade, a empresa explica que “os tweets poderão ser editados algumas vezes nos 30 minutos subsequentes à sua publicação”.
Também haverá um aviso dizendo que um tweet foi editado, e será possível clicar nele e visualizar as versões anteriores da publicação.
O Twitter compartilhou uma imagem que mostra como o recurso deve aparecer. Mesmo quem não tem acesso ao botão poderá ver o aviso de que um tweet foi editado e o histórico de versões.
“São parâmetros que ajudam a preservar a integridade das conversas no Twitter e proporcionam um acesso público ao que foi dito por quem escreveu o tweet antes de sua edição”, diz a publicação da rede social.
O Twitter começou a testar o botão de editar, mas só um grupo seleto terá acesso ao recurso neste primeiro momento.
A ferramenta será distribuída apenas entre alguns assinantes do Twitter Blue, versão premium da plataforma, disponível por assinatura nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Desde seu anúncio, em junho de 2021, já estava previsto que os assinantes teriam acesso a um botão de editar, que até então não existia.
A empresa diz que o plano é que todos os usuários do Twitter Blue tenham acesso ao recurso em setembro.