Uber Rent é um serviço de aluguel de carro por aplicativo

Após testes na Austrália e França, serviço de aluguel de veículos Uber Rent estreará no Reino Unido

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
Uber (Imagem: Divulgação)

O cenário de pandemia tem feito a Uber testar novos negócios neste ano de 2020 em um ritmo que nunca havia sido experimentado. A mais nova iniciativa da companhia surgiu no Reino Unido: por lá, o Uber Rent acaba de ser anunciado. Trata-se de um serviço que permite ao usuário alugar carros por aplicativo.

Não que esse assunto seja totalmente novo para a Uber. Em 2018, a companhia testou um serviço do tipo nos Estados Unidos em conjunto com a locadora online Getaround. No início, a parceria permitia que motoristas e usuários da plataforma alugassem carros, mas, depois, o serviço ficou limitado aos condutores parceiros.

Em diversos países, a Uber mantém programas similares para que os motoristas cadastrados aluguem carros condizentes com as categorias existentes na plataforma. No Brasil, por exemplo, há parcerias com locadoras como Localiza, Movida e Unidas.

Já o Uber Rent é voltado ao cliente. A ideia é permitir que o usuário tenha a opção de alugar veículos dentro do próprio aplicativo da Uber e, assim, possa escolher o tipo de serviço mais apropriado para cada ocasião.

Uma corrida curta pode ser feita por meio das modalidades tradicionais (Uber X, Comfort, Black e assim por diante). Por sua vez, o aluguel de um carro é mais apropriado para uma viagem a outra cidade no fim de semana, por exemplo.

Uber Rent

No Reino Unido, a companhia fechou uma parceria com a CarTrawler para oferecer o serviço. Como a locadora tem numerosas unidades, o usuário poderá retirar e devolver veículos em cidades diferentes. Mas, ao contrário do aluguel de bicicletas, por exemplo, é importante reservar o carro com antecedência de pelo menos 24 horas, se possível.

Esse é um momento propício para a implementação de um serviço do tipo, afinal, a pandemia de COVID-19 tem feito muita gente preferir veículos particulares em detrimento do transporte por ônibus, avião e trem.

Com base nisso, podemos esperar que o Uber Rent seja oferecido em outros países. Por ora, não há nenhuma informação sobre expansão, mas essa possibilidade não parece ser remota porque, no Reino Unido, o serviço só foi anunciado depois de ser testado em países como Austrália e França.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados