Uber Reserve chega ao Brasil para agendar viagens até um mês antes

Nesta estreia, Uber Reserve está disponível somente em Curitiba; serviço permite agendar viagens com até 30 dias de antecedência

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 7 meses
Viagem na Uber (imagem: divulgação/Uber)
Viagem em carro da Uber (imagem: divulgação/Uber)

Disponível em outros mercados há meses, o Uber Reserve começa a funcionar nesta quinta-feira (31) no Brasil. Essa não é uma modalidade nova de viagem, mas um recurso que pode te ajudar a programar a sua locomoção: com ele, é possível agendar uma corrida na Uber com até 30 dias de antecedência.

A novidade pode ser útil, por exemplo, quando você tem horário marcado para algum compromisso — como uma consulta médica ou uma entrevista de emprego — e quer diminuir o risco de se atrasar por ficar esperando um veículo.

Também há um prazo mínimo para a reserva: pelo menos duas horas antes do horário programado para que o motorista tenha tempo suficiente para responder e, claro, chegar ao local de embarque.

Para essa modalidade, o Uber Reserve cobra uma taxa de reserva, além do valor da viagem, que é baseada na categoria Comfort. O total é informado ao usuário no momento da solicitação.

De acordo com a Uber, motoristas que aceitarem realizar corridas via Reserve também receberão um valor adicional pela prestação do serviço. Faz sentido, afinal, nenhum parceiro é obrigado a realizar viagens agendadas; a remuneração adicional serve de atrativo, portanto.

“Essa nova modalidade também ajuda os motoristas parceiros a se organizarem ainda mais, permitindo que eles planejem mais facilmente o seu tempo na plataforma e selecionem as oportunidades que melhor se encaixam na programação”, comenta Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.

Uber Reserve começa por Curitiba

O Uber Reserve foi criado no final de 2020, quando passou a ser oferecido em cerca de 20 cidades dos Estados Unidos, como Atlanta, Las Vegas e Nova York.

No Brasil, o serviço faz a sua estreia em Curitiba, de modo gradual: para fim de testes, um grupo de usuários começou a ter acesso à novidade na terça-feira; a ideia é expandir o recurso progressivamente para todos os usuários da região durante as próximas semanas.

Também podemos esperar que o Uber Reserve seja oferecido em outras cidades, mas a companhia ainda não informou quais, tampouco deu prazos para isso.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados