Uber vai exigir RG ou CNH para pagar viagens em dinheiro
Uber expande U-Áudio para gravar conversas em viagens; passageiro deverá comprovar identidade ao pagar em dinheiro pela 1ª vez
Uber expande U-Áudio para gravar conversas em viagens; passageiro deverá comprovar identidade ao pagar em dinheiro pela 1ª vez
A Uber anunciou algumas novidades nesta quinta-feira (3) relacionadas à segurança: o U-Áudio, que dá a opção de gravar conversas em viagens, será expandido para todas as cidades do Brasil nas próximas semanas. Além disso, usuários deverão enviar um documento para comprovar a identidade na primeira vez que quiserem pagar em dinheiro.
O passageiro terá que enviar a foto de um documento válido antes de solicitar a primeira viagem na Uber com pagamento em dinheiro. A nova medida de segurança já é usada em países como Chile, México e Argentina; e será lançada nas próximas semanas em algumas cidades do Brasil.
Será possível usar o RG ou carteira de habilitação (CNH) que tenha a data de nascimento visível. Há a alternativa de cadastrar um cartão de crédito ou débito apenas para verificar a identidade, e escolher o pagamento em dinheiro para a viagem.
Desde 2017, a Uber requer que clientes insiram o CPF se quiserem pagar em dinheiro. Ela também permite que motoristas deixem de aceitar essa forma de pagamento. Agora, a empresa está implementando uma exigência adicional para confirmar a identidade, com o objetivo de prevenir fraudes e assaltos. A checagem de documentos já existe há anos para os motoristas.
O U-Áudio chegou ao Brasil em fevereiro, e foi oferecido inicialmente somente em algumas cidades; em julho, ele foi lançado no Rio de Janeiro. A Uber promete ativá-lo nas próximas semanas em todos os locais onde atua. A concorrente 99, por sua vez, liberou a gravação de áudio para todos em julho.
O U-Áudio funciona assim: durante uma viagem, o passageiro ou o motorista toca no botão de escudo para abrir as opções de segurança, e uma delas será “Gravar áudio”. Dessa forma, será possível dar uma prova para a Uber de que o usuário ou o parceiro cometeu um comportamento inadequado dentro do carro. Isso também pode ser usado em investigações de autoridades policiais.
A gravação será feita apenas se o botão para capturar áudio for ativado. O arquivo é criptografado e somente a Uber tem a chave. Além disso, é o passageiro ou motorista que decide se o áudio será enviado; caso isso não seja feito em sete dias, os dados são apagados de forma automática.
Leia | Como compartilhar uma viagem de Uber com outra pessoa