USB4 vai atingir 40 Gb/s e deve popularizar o Thunderbolt 3 (obrigado, Intel)

Nova versão do USB4 é basicamente o Thunderbolt 3 com outro nome, o que é ótimo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Thunderbolt

Faz quase dois anos que a Intel anunciou que deixaria de cobrar royalties pela adoção do Thunderbolt 3 e os primeiros resultados finalmente estão chegando: o USB Promoter Group revelou nesta segunda-feira (4) os detalhes do USB4, que atingirá velocidades de até 40 Gb/s e será basicamente a tecnologia da Intel com outro nome. O que é ótimo.

O Thunderbolt 3 utiliza o mesmo conector USB-C que estamos acostumados, mas poucos dispositivos suportavam a tecnologia até então — essas portas eram vistas em MacBooks, Dell XPS e em alguns outros notebooks caros. Ela fornece até 100 watts de potência e tem velocidade suficiente para enviar imagens para dois monitores 4K ou um monitor 5K.

Segundo o USB Promoter Group, a arquitetura do USB4 é baseada no Thunderbolt e dobra as taxas de transferência do padrão atual, o USB 3.2, que chega a 20 Gb/s. A versatilidade do USB-C continua: com um mesmo tipo de conector, você pode enviar dados a altíssimas velocidades para um SSD externo, fornecer energia elétrica para um notebook ou ligar telas de alta resolução.

USB-C (imagem: Pixabay)

Embora o Thunderbolt 3 seja de 2015, o fato de ele se tornar um padrão aberto, agora com a força do nome USB, significa que poderemos ter mais esperança em ver a tecnologia se popularizando em mais dispositivos. Mas as fabricantes terão que fazer o trabalho direito, já que as especificações do USB nem sempre são seguidas à risca (por isso as coisas são meio confusas).

O padrão será retrocompatível com o Thunderbolt 3, o USB 2.0 e o USB 3.2, que ficou ainda mais confuso recentemente — se você ainda não entendeu a sopa de letrinhas, tudo o que é USB 3.0 ou USB 3.1 “virou” USB 3.2 Gen 1, Gen 2 ou Gen 2×2, com velocidades de 5, 10 ou 20 Gb/s, dependendo da quantidade de vias utilizadas para transferência de dados.

Enquanto o USB Promoter Group não escolhe outro nome terrível para o USB4 (espero não estar falando de USB 4 Gen 4×4 daqui alguns anos), mais de 50 empresas trabalham na revisão das especificações do novo padrão. Os detalhes finais devem ser apresentados no meio de 2019.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados