Vídeo da Xiaomi avisa: não adianta passar pasta de dente na tela quebrada do celular

Além de não polir ou cobrir os arranhões de sua superfície, dica do creme dental na tela do celular pode ser prejudicial para o aparelho

Paula Alves
Por
• Atualizado há 3 meses
Vídeo da Xiaomi avisa: não adianta passar pasta de dente na tela quebrada do celular / Photo by Agê Barros on Unsplash
Pasta de dente não “cobre” as rachaduras da tela do celular (Imagem: Photo by Agê Barros on Unsplash)

É provável que, no YouTube ou mesmo no Facebook, você já tenha se deparado com algum vídeo que ensina a passar pasta de dente na tela quebrada do celular, cobrindo seus arranhões. Apesar de parecer uma “dica preciosa”, a Xiaomi provou que esse macete não funciona – e pior: pode até ser prejudicial para o aparelho.

Em um vídeo publicado na última sexta-feira (9), em sua página do YouTube, a Xiaomi mostra uma camada de creme dental sendo espalhada no visor de um smartphone com diversas rachaduras na tela.

Enquanto o procedimento é realizado, uma voz explica que, de acordo com a dica viral, a pasta de dente ajudaria a polir os arranhões e preencher os amassados da superfície do aparelho. Uma mudança, no entanto, que não acontece quando a ação é finalizada e o creme é retirado.

De acordo com a empresa, isso acontece porque, mesmo a pasta de dente sendo um agente de polimento, essa característica não é suficiente para restaurar o interior microscópico do vidro da tela do celular. O que significa que, independente da quantidade, tempo ou pressão aplicada em uma operação como esta, o creme dental não surte nenhum efeito nas rachaduras e arranhões do dispositivo.

Segundo um artigo da CNET, que também realizou o teste e constatou que o telefone apenas ficou com mais brilho (sem apresentar nenhuma mudança nos arranhões da tela), o truque, no entanto, funciona quando aplicado em películas de plástico protetoras do celular.

Nessas situações, o creme, de fato, parece funcionar muito bem. O que pode ajudar a explicar porque, mesmo não surtindo efeito em telas de smartphones, a “dica” é ainda muito replicada na internet.

Além disso, vale lembrar que a falsa artimanha também é bastante alimentada por content farms, que produzem vídeos com miniaturas fakes ou mesmo testes que não correspondem à realidade.

Apesar de serem enganosos, esses conteúdos são atrativos para o público e geram views ao entregarem uma “solução” fácil, rápida e barata para um problema tão comum.

Pasta de dente é prejudicial para a tela do celular

Vídeo da Xiaomi avisa: não adianta passar pasta de dente na tela quebrada do celular / Photo by 莎莉 彭 on Unsplash
Creme dental pode destruir camada protetora da tela (Imagem: Photo by 莎莉 彭 on Unsplash)

Outro ponto levantado pelo vídeo da Xiaomi é que, além de não trazer resultado, a pasta de dente aplicada na tela de um smartphone pode ser prejudicial para o aparelho.

De acordo com a companhia, a pasta de dente é uma substância alcalina que, ao longo do tempo, pode destruir a camada de resistência oleofóbica da tela do celular. Um revestimento essencial para evitar as marcas de dedos no smartphone e o acúmulo de ainda mais manchas em sua superfície.

Afora ela, quem pensa em recorrer a um teste com o bicarbonato de sódio, ingrediente comum em alguns cremes dentais, também já pode desistir da ideia. Nessa situação, o componente abrasivo do material pode funcionar de maneira ainda mais reversa e causar um maior número de arranhões no dispositivo.

Com informaçoes: How-to Geek

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados