Vivo tem 5G mais rápido e TIM se destaca em vídeos, mostra relatório

Levantamento da Opensignal sobre redes móveis no Brasil no último trimestre de 2023 mostra ainda Claro vencedora em jogos via 5G

Emerson Alecrim
Por
Vivo tem 5G mais rápido e TIM se destaca em vídeo, mostra relatório da Opensignal (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Vivo tem 5G mais rápido e TIM se destaca em vídeo, mostra relatório da Opensignal (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Opensignal, empresa de análises de telecomunicações, divulgou um panorama sobre a internet móvel do Brasil no último trimestre de 2023. O relatório mostra que a Vivo teve o 5G mais rápido no período, com download médio de 384,3 Mb/s. Porém, a TIM foi a operadora que ofereceu a melhor experiência com vídeos em conexões 5G.

Vivo ganha no download e no upload via 5G

O desempenho da Vivo no download via 5G foi 8,3% superior em relação à Claro, que ficou em segundo lugar e, com isso, ultrapassou a TIM, que estava nessa posição no levantamento anterior.

A Vivo também foi a campeã no quesito upload, com média de 33,3 Mb/s, como mostra a seguinte tabela:

OperadoraDownload 5GUpload 5G
Vivo384,3 Mb/s33,3 Mb/s
Claro354,8 Mb/s31,8 Mb/s
TIM345,8 Mb/s28,4 Mb/s

De acordo com a Opensignal, a Vivou venceu pela terceira vez seguida no quesito velocidade de download via 5G, embora a média mais recente tenha sido 18,9 Mb/s menor em relação ao terceiro trimestre de 2023.

Claro vence na soma de redes 3G, 4G e 5G

O relatório da Opensignal destaca que, na avaliação das conexões considerando todos os tipos de redes (2G, 3G, 4G e 5G), a Claro ganha no download com média de 27,2 Mb/s. Contudo, a diferença em relação às taxas registradas pelas demais operadoras é pequena, não ultrapassando 1 Mb/s.

OperadoraDownload geralUpload geral
Claro27,2 Mb/s8,5 Mb/s
Vivo26,2 Mb/s8,1 Mb/s
TIM26,1 Mb/s7,8 Mb/s

Claro também é vencedora em jogos no 5G

Considerando apenas a experiência com 5G, a Claro foi a operadora que ofereceu as melhores conexões para jogos online. Mas, novamente, as diferenças foram pequenas em relação às demais operadoras:

  • Claro: 85 pontos
  • Vivo: 84,7 pontos
  • TIM: 80,8 pontos

A pontuação é calculada em escala de 0 a 100 e, segundo a Opensignal, leva em conta fatores como latência, perda de pacotes e registro de instabilidade durante a realização de jogos para múltiplos jogadores em dispositivos móveis.

Apesar da diferença pequena entre os pontos de cada operadora, a Claro foi a única considerada “excelente” em jogos via 5G por ter alcançado o mínimo de 85 pontos necessários para essa classificação.

Em linhas gerais, os resultados de todas as operadoras no 5G sugerem que, na maioria das vezes, os usuários percebem bom controle sobre os jogos, feedback imediato e não percepção de atraso nas respostas.

Claro vence em jogos no 5G (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Claro vence em jogos no 5G (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

TIM: a melhor para vídeos no 5G

A TIM conseguiu se destacar no quesito vídeos em conexões 5G, embora com pouca diferença na comparação com as demais operadoras. A mesma constatação vale para a categoria vídeos ao vivo, que mede a experiência do usuário em transmissões em tempo real via 5G no celular:

OperadoraVídeoVídeo ao vivo
TIM74,7 pontos64,9 pontos
Vivo72,7 pontos62,7 pontos
Claro72,5 pontos63 pontos

Aqui, a pontuação também segue uma escala de 0 a 100. O cálculo de pontos leva em conta aspectos como qualidade de imagem, tempo de carregamento e perda de rendimento.

De modo geral, a Opensignal considera as três operadoras “muito boas” na transmissão de vídeos via 5G por terem pontuação na faixa 68-78, o que se traduz em usuários conseguindo transmitir vídeos com resolução de pelo menos 1080p e pouco travamento.

Nos vídeos ao vivo, as operadoras foram consideradas “excelentes” por terem conseguido pontuação superior a 58, o que implica transmissões de pelo menos 1080p na maioria das tentativas.

TIM foi considerada a melhor para vídeos via 5G (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
TIM foi considerada a melhor para vídeos via 5G (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

TIM também é a melhor em disponibilidade

O relatório da Opensignal aponta ainda a TIM como a melhor entre as três operadoras no quesito disponibilidade, que mede a proporção de tempo que os usuários permanecem conectados à rede. Se uma operadora tem 90% de disponibilidade, por exemplo, significa que seus usuários conseguem se conectar ou se manter conectados em 90% das vezes.

Considerando as tecnologias 3G, 4G e 5G, a TIM vence com 95,7% de disponibilidade:

  • TIM: 95,7%
  • Vivo: 95,5%
  • Claro: 95%

Apesar de ter mantido a liderança, a Opensignal informa que a pontuação da TIM caiu 0,2 ponto percentual em relação ao relatório anterior, referente ao terceiro trimestre de 2023.

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados