Veja as melhores operadoras de celular do Brasil

TIM se destaca em relatório divulgado pela Opensignal a partir de milhões de testes de velocidade. Claro possui maiores velocidades e Vivo faz bonito no 5G.

Thássius Veloso
Por
Celular com logo da TIM
Clientes da TIM conseguiram acesso “consistente” mais vezes que nas demais operadoras (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A TIM levou a melhor no mais recente relatório de telefonia móvel divulgado pela Opensignal, empresa especializada em dados de velocidade de internet. A operadora de origem italiana alcançou qualidade “consistente” de acesso em 60,1% dos testes, contra 57,7% do anotado pela Claro e 56,3% no caso da Vivo.

O levantamento da Opensignal, divulgado nesta quinta-feira (20), leva em considerações milhões de testes de velocidade. Ele contempla o período de março a maio de 2023.

TIM: superior em qualidade consistente

Primeiro de tudo, é importante compreender a metodologia em uso aqui. A Opensignal leva em consideração diversos fatores, dentre eles o download, o upload e a latência, ao montar o ranking de operadoras. Antigamente ela divulgava dados mais “crus”, mas hoje em dia o relatório traz informações bastante granulares.

Tome como exemplo a métrica de “qualidade consistente”. Ela mede a frequência com que as condições de rede permitem navegar pelos principais apps e completar as tarefas mais importantes.

Velocímetro
Download da Vivo no 5G bateu 403 Mb/s

Prêmios de julho

Para facilitar a leitura, a empresa ainda informa as vencedoras dos chamados “prêmios”, que são espécies de categorias diferentes. Confira o resumo abaixo:

  • Vídeos: TIM
  • Jogos: Claro
  • Apps de voz: TIM
  • Velocidade de download: Claro
  • Velocidade de upload: Claro
  • Vídeos no 5G: TIM e Vivo
  • Jogos no 5G: Claro
  • Download no 5G: Vivo
  • Upload no 5G: Vivo
  • Disponibilidade de cobertura: TIM
  • Disponibilidade de cobertura 5G: TIM
  • Alcance do 5G: TIM
  • Qualidade consistente: TIM

É interessante acessar a página do relatório e navegar pelos inúmeros quesitos, pois há situações em que a diferença é bem pequena entre a primeira e a segunda colocada. Em outros casos, porém, as circunstâncias são bem mais simpáticas à empresa líder.

Vídeo e velocidade geral

O relatório da Opensignal indica avanço da TIM no quesito de experiência de vídeo, que leva em consideração a qualidade do acesso em plataformas de conteúdo audiovisual. A edição passada do documento colocou a Claro na liderança, mas este quadro se inverteu.

A Claro manteve o primeiro lugar em velocidade de download e de upload. A empresa de origem mexicana atingiu 23,7 Mb/s e 8,1 Mb/s, respectivamente.

Sede da Vivo em São Paulo
Sede da Vivo em São Paulo (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

O documento ressalta que a Vivo está “no encalço” da rival. Os clientes da prestadora perceberam os melhores aumentos de velocidade na comparação com o período anterior, um indicativo de que a infraestrutura melhorou.

A empresa de origem espanhola brilha ainda mais no campo do 5G, em que conquistou as mais altas velocidades de download (403 Mb/s) e de upload (35,9 Mb/s).

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados