Veja as melhores operadoras de celular do Brasil
TIM se destaca em relatório divulgado pela Opensignal a partir de milhões de testes de velocidade. Claro possui maiores velocidades e Vivo faz bonito no 5G.
TIM se destaca em relatório divulgado pela Opensignal a partir de milhões de testes de velocidade. Claro possui maiores velocidades e Vivo faz bonito no 5G.
A TIM levou a melhor no mais recente relatório de telefonia móvel divulgado pela Opensignal, empresa especializada em dados de velocidade de internet. A operadora de origem italiana alcançou qualidade “consistente” de acesso em 60,1% dos testes, contra 57,7% do anotado pela Claro e 56,3% no caso da Vivo.
O levantamento da Opensignal, divulgado nesta quinta-feira (20), leva em considerações milhões de testes de velocidade. Ele contempla o período de março a maio de 2023.
Primeiro de tudo, é importante compreender a metodologia em uso aqui. A Opensignal leva em consideração diversos fatores, dentre eles o download, o upload e a latência, ao montar o ranking de operadoras. Antigamente ela divulgava dados mais “crus”, mas hoje em dia o relatório traz informações bastante granulares.
Tome como exemplo a métrica de “qualidade consistente”. Ela mede a frequência com que as condições de rede permitem navegar pelos principais apps e completar as tarefas mais importantes.
Para facilitar a leitura, a empresa ainda informa as vencedoras dos chamados “prêmios”, que são espécies de categorias diferentes. Confira o resumo abaixo:
É interessante acessar a página do relatório e navegar pelos inúmeros quesitos, pois há situações em que a diferença é bem pequena entre a primeira e a segunda colocada. Em outros casos, porém, as circunstâncias são bem mais simpáticas à empresa líder.
O relatório da Opensignal indica avanço da TIM no quesito de experiência de vídeo, que leva em consideração a qualidade do acesso em plataformas de conteúdo audiovisual. A edição passada do documento colocou a Claro na liderança, mas este quadro se inverteu.
A Claro manteve o primeiro lugar em velocidade de download e de upload. A empresa de origem mexicana atingiu 23,7 Mb/s e 8,1 Mb/s, respectivamente.
O documento ressalta que a Vivo está “no encalço” da rival. Os clientes da prestadora perceberam os melhores aumentos de velocidade na comparação com o período anterior, um indicativo de que a infraestrutura melhorou.
A empresa de origem espanhola brilha ainda mais no campo do 5G, em que conquistou as mais altas velocidades de download (403 Mb/s) e de upload (35,9 Mb/s).