Você poderá se transformar em um avatar 3D no Microsoft Teams

Novidade chegará em maio e permitirá que os participantes troquem suas câmeras por personagens virtuais; essa é mais uma tentativa da empresa de renovar seu aplicativo

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 3 meses

Finalmente, a Microsoft vai oferecer a possibilidade de usar um avatar 3D nas conversas do Microsoft Teams. A empresa anunciou o recurso em 2021, mas ele será liberado para todos os usuários em maio de 2023. Sua principal utilidade é direcionada para quem não quer mostrar o rosto em uma reunião, substituindo a pessoa por sua versão virtual.

Microsoft Teams Avatar 3D
Novidade no Teams (Imagem: Divulgação / Microsoft)

A informação foi divulgada pelo Microsoft 365 Roadmap, que destacou a chegada do recurso para os próximos meses. Nas palavras do comunicado:

Avatares para Microsoft Teams lhe darão a tão necessária pausa na câmera, ao mesmo tempo que lhe permitirá colaborar de forma eficaz. Você pode adicionar uma nova camada de escolha às suas reuniões e representar-se da maneira que quiser com essas figuras e reações personalizáveis.

Além disso, uma característica importante é que a novidade não exige o uso da câmera para fazer as caras e bocas do indivíduo. Tudo vem a partir da voz, possibilitando uma interação mais dinâmica nos encontros virtuais.

Se o usuário estiver cansado de participar de várias reuniões no trabalho ou se simplesmente não está em um dia bom, o avatar 3D pode se tornar uma opção viável. Ademais, não podemos esquecer das pessoas que os usariam simplesmente por curtirem a brincadeira, o que também é completamente válido.

Microsoft Teams ganha IA que organiza e prioriza informações da reunião para você / Microsoft / Divulgação
Microsoft Teams (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Avatares também darão as caras na realidade virtual

A personificação 3D dos usuários não ficará exclusiva ao app de reuniões. Devido à parceria que a Microsoft tem com a Meta em relação aos headsets de realidade virtual, a empresa tem a intenção de usar os avatares nos encontros imersivos em três dimensões.

Dessa forma, a dona do Windows vem trabalhando em versões do Teams, Office e, até mesmo, do XCloud para periféricos como o Meta Quest VR. Os usuários poderiam utilizar todos esses aplicativos pelas mãos de seus personagens, sem precisar mostrar seus rostos verdadeiros.

Katie Kelly, principal gerente de produtos do Microsoft Mesh, falou sobre as opções do recurso em uma entrevista para o The Verge em 2021:

Não é binário, então posso escolher como quero aparecer, seja um vídeo ou um avatar, e há uma variedade de opções personalizadas para escolher como você deseja estar presente em uma reunião. Somos capazes de interpretar suas pistas vocais para animar esse personagem, para que ele se sinta presente e pareça que está lá com você.

Microsoft Teams traz recursos para se renovar

A companhia de Redmond não está poupando esforços para melhorar a experiência do Teams e diminuir as críticas de sua base de usuários. A adição das personificações em 3D é mais um passo que a marca dá para chamar a atenção.

Em novembro de 2022, por exemplo, a Microsoft liberou uma atualização que permitiu alternar entre chats de modo 30% mais rápido. Essa melhora no dinamismo foi feita para quem usa o app com frequência, facilitando em seu uso diário.

Outra novidade que vai marcar presença em um futuro próximo é a possibilidade de usar o fundo verde (chroma key) nas chamadas em vídeo do Teams. Ela foi planejada para quem quer se destacar na frente da câmera, com cenários mais diferenciados do que o padrão.

Por fim, a dona do Windows anunciou que vai liberar o recurso de áudio 3D no aplicativo de bate-papo. Aqui, o objetivo é o de aumentar a imersão dos usuários durante os encontros virtuais. Assim, os participantes poderiam se sentir mais próximos uns dos outros nas conversas.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Microsoft Teams na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados