watchOS 7 monitora seu sono e detecta quando você lava as mãos
O watchOS 7 usa os sensores de movimento, o microfone e aprendizado de máquina para saber se você está lavando as mãos
O watchOS 7 usa os sensores de movimento, o microfone e aprendizado de máquina para saber se você está lavando as mãos
A Apple apresentou nesta segunda-feira (22) os novos recursos do watchOS 7. Agora, o sistema permite compartilhar mostradores, tem uma ferramenta para monitorar o sono e reconhece novos tipos de exercícios físicos. Ele também detecta quando você está lavando as mãos, recurso que se torna ainda mais importante em meio à pandemia do novo coronavírus.
O monitoramento de sono do watchOS 7 permite criar uma rotina diária personalizada para te ajudar a dormir com mais facilidade. Por meio do Wind Down, o Apple Watch e do iPhone escurecem suas telas, desativam as notificações e criam um ambiente mais favorável para o sono, com músicas relaxantes ou um aplicativo de meditação, por exemplo.
O recurso detecta pequenos movimentos por meio do acelerômetro do Apple Watch para determinar quando você está dormindo e contabilizar suas horas de sono. As informações são reunidas em um aplicativo, que mostra por quantas horas você esteve na cama e em quantas você, de fato, estava dormindo.
Outra novidade do watchOS 7 é o recurso que identifica quando você está lavando as mãos. Em um período de pandemia como o que passamos, o cuidado com a higiene se torna ainda mais importante. Pensando nisso, o Apple Watch vai detectar quando você começa a lavar as mãos e exibir um contador de 20 segundos.
Caso a ação seja interrompida nesse intervalo, o Apple Watch pausa o contador e sugere que a lavagem das mãos seja retomada. O relógio também pode ser usado para te lembrar de lavar as mãos ao chegar em casa. Segundo a Apple, o dispositivo usa seus sensores de movimento, seu microfone e aprendizado de máquina para determinar quando o contador precisa ser ativado. A empresa afirma que os áudios captados pelo dispositivo não ficam armazenados.
Apesar de contar com dezenas de tipos de exercícios, o watchOS 7 ganhou novas modalidades. Agora, o relógio também ajuda a acompanhar atividades como dança, treinamento funcional e atividades de desaceleração no fim dos treinos. A Apple explica que calcula a perda de calorias ao combinar dados do sensor de frequência cardíaca, do acelerômetro e do giroscópio.
Depois dos exercícios, as informações podem ser encontradas no Fitness. Antes chamado de Atividade, o aplicativo recebeu mudanças em sua interface para apresentar os dados de forma mais simplificada.
O watchOS 7 também ganhou a opção de compartilhar mostradores do relógio, incluindo os itens que foram incluídos na personalização de outros usuários. Eles poderão ser baixados por meio do Mensagens, do Mail, da App Store e de links em sites e redes sociais.
O watchOS 7 já está disponível em versão beta para desenvolvedores. A Apple vai liberar pela primeira vez um beta público para os usuários a partir de julho, enquanto a versão oficial do sistema deverá entre setembro e dezembro.
O watchOS 7 é compatível com Apple Watch 3, Apple Watch 4, Apple Watch 5. Os dispositivos devem estar pareados com iPhone 6s ou mais recentes que estejam, no mínimo, com o iOS 14.