WhatsApp ainda prepara senha para backups no Google Drive e iCloud
Recurso que permite criptografia em backups vem sendo testado há um ano, e pode chegar em breve ao Android e iPhone (iOS)
Recurso que permite criptografia em backups vem sendo testado há um ano, e pode chegar em breve ao Android e iPhone (iOS)
O WhatsApp continua o desenvolvimento do seu sistema de criptografia para backups em nuvem. O recurso foi descoberto há mais de um ano, e permitirá inserir senhas nas cópias de segurança armazenadas no Google Drive e iCloud, adicionando uma nova camada de proteção às suas conversas.
Apesar de ostentar a criptografia de ponta-a-ponta, o WhatsApp não conta ainda com este recurso de segurança em seus backups – tanto no Android quanto no iOS. Na prática, temos apenas o banco de dados do bate-papo já criptografado (com exceção de mídia), mas com algoritmo reversível. Isso quer dizer que a partir do momento em que a cópia é feita, ela também pode se tornar acessível aos provedores do serviço de armazenamento em nuvem.
Com a novidade que vem sendo preparada pelo mensageiro, tanto o banco de dados quanto as mídias das suas conversas só poderão ser acessados por meio de um código de 8 dígitos privado, que não é enviado nem à própria empresa.
Ao tentar baixar o backup ao instalar o mensageiro em um novo telefone, por exemplo, a operação será concluída somente mediante a senha definida pelo usuário.
As informações que confirmam o andamento do projeto foram relatadas nesta segunda-feira (08), pelo site WABetaInfo. Abaixo, você pode conferir os screenshots da função em testes no Android.
Considerando as recentes polêmicas envolvendo o WhatsApp e privacidade, é possível que a plataforma não demore mais muito tempo até começar a disponibilizar a senha em backups para seus usuários, como mais uma forma de atrair quem está mais receoso quanto ao compartilhamento de dados. Entretanto, até o momento, não há uma data oficial para que o recurso chegue ao aplicativo.
Com informações: WABetaInfo