WhatsApp para Android vai facilitar transferência de conta entre celulares
WhatsApp permitirá login sem código via SMS quando usuário migrar de um celular Android para outro; recurso já existe no iPhone
WhatsApp permitirá login sem código via SMS quando usuário migrar de um celular Android para outro; recurso já existe no iPhone
Quando você migra de um iPhone antigo para um novo, o WhatsApp permite fazer login sem pedir um código de confirmação via SMS. Isso é possível graças às chaves do iCloud, recurso da Apple que transfere suas credenciais de um dispositivo para outro. O aplicativo prepara essa mesma funcionalidade para o Android usando uma API do Google.
O WABetaInfo descobriu que o WhatsApp está trabalhando em um recurso chamado Transferência de Conta (Account Transfer) no Android: ele permitirá transferir os dados da sua conta para outro Android sem a necessidade de inserir um código de confirmação.
De acordo com o código do aplicativo, a novidade usará uma API oficial do Google para transferir contas. Ela se chama Account Transfer e funciona em dispositivos de destino com Android 8.0 Oreo ou posterior. Com ela, é possível migrar as credenciais vindas de um celular com Android 4.0.1 Ice Cream Sandwich ou mais recente.
Basicamente, o Google Play Services cria um canal criptografado bidirecional entre os dois dispositivos, sem depender da internet (provavelmente usando uma combinação de Bluetooth e Wi-Fi Direct). Dessa forma, você não precisa fazer login manualmente no celular novo.
Segundo o WABetaInfo, não há uma opção no WhatsApp que permita gerenciar a Transferência de Conta no Android. Ou seja, isso provavelmente será ativado de forma automática quando for lançado aos usuários.
Esse recurso já existe no iPhone: as credenciais do WhatsApp ficam salvas nas chaves do iCloud (iCloud Keychain), permitindo migrar a conta sem passar pela confirmação via SMS. No entanto, se você trocar de número de celular, precisará fazer o login.
Vale notar que as chaves do iCloud são protegidas por criptografia de ponta a ponta, assim como as senhas de redes Wi-Fi, as informações de pagamento e os dados do app Saúde. Ou seja, a Apple não tem a chave para descriptografar essas informações. No entanto, a empresa não usa a mesma proteção para backups do dispositivo, e-mails, calendários e contatos — aparentemente para não irritar o FBI.