WhatsApp estreia pesquisa por data; veja como usar

Com novo recurso, usuário poderá ver mensagens trocadas em um dia específico. Ferramenta deve facilitar busca por informações.

Giovanni Santa Rosa
Por
Ilustração do WhatsApp para busca por datas
Busca por datas está sendo liberada para Android e já está disponível para iOS, Mac e WhatsApp Web (Imagem: Divulgação/Meta)

O WhatsApp lançou a pesquisa por data em conversas. Com o recurso, é possível ir rapidamente até um dia específico e checar as mensagens, fotos, vídeos e áudios trocados naquele dia. A opção está sendo distribuída para o Android e já está disponível para iOS, Mac e WhatsApp Web.

Como fazer a busca por data no WhatsApp

Para fazer a recém-lançada busca por data no WhatsApp, faça o seguinte:

  1. Abra a conversa desejada.
  2. Toque no nome do contato ou grupo.
  3. Escolha a opção “Pesquisar”.
  4. Clique no ícone com uma lupa e um calendário.
  5. Selecione a data desejada.
Telas do aplicativo com a busca por data
Opção para pesquisar por data aparece ao entrar na busca da conversa (Imagem: Divulgação / Meta)

A pesquisa por data funciona tanto em conversas individuais quanto em grupos. Ela pode ser útil para aquelas situações em que você precisa conferir uma informação, mas não lembra exatamente quais foram as palavras usadas na mensagem, apenas o dia em que recebeu. Outro cenário é para encontrar áudios e imagens com mais facilidade, já que eles não são cobertos na busca por texto.

A Meta, dona do WhatsApp, também destaca que já é possível visualizar as mídias, links e documentos enviados e recebidos em uma conversa. A visualização de mídias mostra fotos e vídeos. Já as de links e documentos têm um campo para pesquisar o conteúdo desejado. No entanto, não dá para buscar estes itens por data.

WhatsApp prepara mais novidades

Além da pesquisa por dia, o aplicativo prepara outros recursos. O suporte a nomes de usuário já vem aparecendo em versões beta há algum tempo, e a lista de Canais deve ganhar um visual diferente.

Apesar de ser novidade no WhatsApp, a busca por data já existe em mensageiros concorrentes há algum tempo. Ela está disponível no Telegram, e desde 2021, funciona também na seção de mídias da conversa.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados