WhatsApp lança avatares 3D para todos os usuários

Mark Zuckerberg anunciou a novidade em publicação no Facebook; avatares funcionam como memojis do iPhone

Felipe Freitas
Por
WhatsApp lança Avatares 3D (Imagem: Reprodução/Meta)
WhatsApp lança Avatares 3D (Imagem: Reprodução/Meta)

A Meta liberou nesta quarta-feira (7) o recurso de avatares 3D para todos os usuários do WhatsApp. Os avatares, o equivalente da Meta aos memojis do iPhone, estão disponíveis na aba das figurinhas. Após baixar o “pacote” dos avatares, o usuário poderá customizar a própria figurinha.

Apesar de serem uma “espécie” de memojis, o design dos avatares 3D é totalmente inspirado no Horizon Worlds, metaverso da Meta. Entretanto, os avatares continuam sem pernas — uma característica que virou piada no início do Horizon Worlds. 

Avatares 3D é mais uma maneira de se expressar

De acordo com a publicação da Meta em seu site oficial, os avatares 3D são uma “nova maneira do usuário se expressar”. A novidade permite que o usuário tenha uma grande opção de customização do avatar — você pode editar cabelo, roupas, acessórios e rosto, além das figurinhas apresentarem 36 “emoções e ações”.

Apesar de se transformar em uma figurinha, os avatares ficam em uma seção própria do WhatsApp. No Android, ao clicar no botão de emojis com o teclado aberto, a opção de selecionar os avatares ficará na parte inferior da tela, ao lado direito do botão que abre as opções de figurinhas. Veja a imagem.

Avatares 3D no Android (Imagem: Reprodução/Meta)
Avatares 3D no Android (Imagem: Reprodução/Meta)

Não foi mostrado onde os avatares estão no iOS. Mas se levarmos em conta que esse novo recurso é uma figurinha, ele deverá ficar no mesmo lugar que o GIF e as figurinhas tradicionais.

Os avatares 3D podem ser usados como foto de perfil no WhatsApp. No futuro, a Meta também liberará a opção de usá-los na foto de perfil do Facebook e Instagram. A atualização não foi liberada para todos os usuários. Testando a novidade com um iOS e um Android, nenhum dos dois recebeu a atualização. 

Porém, os avatares não são uma atualização tão importante assim. Provavelmente você, ou seus amigos, já fizeram figurinhas suas.

Com informações: Tech Crunch e Meta

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados