WhatsApp libera mensagens temporárias em beta no Android

WhatsApp disponibiliza função de mensagens temporárias que duram uma semana na versão de testes do aplicativo para Android

Bruno Gall De Blasi
• Atualizado há 4 meses
WhatsApp Beta (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
WhatsApp Beta (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O WhatsApp começou a liberar as mensagens temporárias no WhatsApp Beta. De acordo com o WABetaInfo nesta quarta-feira (11), o recurso, que define um prazo de validade a conteúdos enviados em conversas individuais e em grupos, já está disponível para alguns usuários da versão de testes do aplicativo para Android.

A novidade chegou à versão de testes do app para Android (2.20.206.9) poucos dias após seu anúncio oficial, em 5 de novembro. Conforme aponta o site especializado, alguns usuários já estão recebendo o acesso antecipado à função que permite o envio de mensagens com duração de até sete dias.

O recurso requer ativação prévia para ser utilizado. Para saber se a novidade já está disponível, é preciso acessar as informações da conversa e procurar pela opção “Mensagens temporárias”. Vale lembrar que o recurso só estará visível em grupos caso o usuário seja administrador do bate-papo.

Ainda não há data de lançamento da ferramenta à versão final do aplicativo de mensagens. A função deve chegar ao WhatsApp Beta para iPhone (iOS) em breve.

Mensagens temporárias no Android (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Mensagens temporárias no Android (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

WhatsApp: como as mensagens temporárias funcionam?

As mensagens temporárias participa da lista de recursos mais esperados do mensageiro. Em testes há mais de um ano, o recurso começou a ganhar forma em novembro, quando foi confirmado e teve detalhes adiantados por uma página no site do WhatsApp, como o prazo de sete dias para as mensagens expirarem. 

De acordo com os responsáveis pelo mensageiro, tanto os textos quanto as mídias podem expirar dentro de uma semana mesmo se o usuário não abrir o aplicativo nesse período. O conteúdo, porém, poderá ser acessado através da pré-visualização presente na notificação após o prazo, caso o alerta ainda esteja disponível.

Em caso de respostas, a mensagem ainda continuará presente na citação da réplica ao expirar, assim como será enviada ao backup se for salva antes do prazo, mas excluída após a recuperação dos dados. Além disso, caso o conteúdo seja repassado a outro chat com a função inativa, ele não será removido da conversa para onde foi enviado.

O mensageiro ainda irá alertar aos participantes de uma conversa caso a função seja habilitada ou desativada em um chat. Outro indicador estará presente na foto do bate-papo, seja ele individual ou não, graças a um pequeno relógio alocado no canto inferior direito da imagem, conforme observou o WABetaInfo.

Com informações: WABetaInfo

Relacionados

Escrito por

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.