WhatsApp Web terá opção para trancar conversas com senha

Bloqueio de conversas já existe no Android e no iPhone, servindo como proteção extra para mensagens com informações importantes

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp
WhatsApp Web também prepara novo visual (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp está trabalhando para levar a ferramenta de trancar conversas à versão web do mensageiro. O recurso foi encontrado em fase de desenvolvimento, como parte de uma nova interface. Disponível para Android e iOS, o recurso de conversas trancadas oferece uma camada extra de proteção.

A descoberta foi feita pelo site WABetaInfo, especializado na cobertura do WhatsApp. Como a função está em desenvolvimento, nem mesmo usuários beta conseguem acessá-la. Mesmo assim, a publicação compartilhou um preview.

Recorte da nova interface do WhatsApp Web, com ícones em uma barra na lateral esquerda. Há uma seta apontando para um cadeado, de conversas trancadas.
Aba de conversas trancadas já aparece em preview da nova interface do WhatsApp Web (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

As conversas trancadas terão uma aba dedicada na nova interface do WhatsApp Web, que moveu as seções do aplicativo para uma barra lateral de ícones. Um símbolo de cadeado fica logo acima dos chats arquivados e das mensagens favoritas. Na versão para Android e iOS, as mensagens protegidas ficam em uma pasta, que aparece no topo da lista de conversas.

Conversas trancadas servem como proteção extra

Ao trancar uma conversa no Android ou no iOS, ela é movida para uma seção separada do app e não aparece na lista geral, e notificações do aplicativo deixam de mostrar o conteúdo das mensagens. Para acessá-las, é preciso usar autorização biométrica (Face ID ou impressão digital, por exemplo), a senha do dispositivo ou um código secreto.

Um ponto importante é que a opção funciona de maneira independente em cada dispositivo. Isso significa que, ao trancar uma conversa em um smartphone, ela não é trancada em outro smartphone conectado. Na web e no desktop, isso nem seria possível, já que o recurso não existe.

A ferramenta funciona como uma camada de proteção extra, o que pode ser interessante para resguardar mensagens com dados sensíveis ou contatos importantes.

Atualmente, tanto na web quanto no Android e iOS, é possível bloquear o aplicativo por inteiro, com autenticação biométrica ou senha. As conversas trancadas exigem um novo desbloqueio, evitando que sejam lidas caso alguém pegue o telefone ou o computador com o WhatsApp já aberto.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados