Microsoft testa abas no Explorador de Arquivos do Windows 10
No ano passado, a Microsoft anunciou que o Windows 10 ganharia suporte a abas. Você poderia agrupar diferentes programas em uma só janela.
Alguns usuários já conseguem testar esse recurso com os aplicativos Email, Calendário, OneNote, Notícias e Microsoft Edge. Agora, o Windows 10 também permite usar abas com alguns programas Win32 tradicionais.
O Explorador de Arquivos, Bloco de Notas, Prompt de Comando e PowerShell podem ser organizados em abas na build mais recente (17618) do Windows Insider.
Você pode misturar diferentes programas em uma só janela. Por exemplo, se você está no Explorador de Arquivos, pode segurar a tecla Ctrl para abrir um arquivo de texto no Bloco de Notas em outra aba, e depois abrir outra aba para acessar uma página web no Edge.
É possível usar novos atalhos de teclado em janelas com abas:
- Ctrl + Win + Tab: alterna entre abas
- Ctrl + Win + Shift + Tab: retorna à aba anterior
- Ctrl + Win + T: abre uma nova aba
- Ctrl + Win + W: fecha a aba atual
É possível ativar ou desativas as abas indo em Configurações > Sistema > Multitarefa. Lembre que é necessário estar no programa Insider, e instalar a build mais recente.
A Microsoft avisa que esse recurso — ainda em testes — tem alguns bugs. Além disso, não é possível reordenar abas usando arrastar-e-soltar, nem unir abas de janelas diferentes.
A ideia é que, no futuro, até mesmo programas de terceiros — como o Photoshop — poderão ter suporte a abas.