Windows 10 Spring Creators Update terá nova plataforma de IA
Windows ML permitirá rodar modelos de aprendizado de máquina
A Microsoft lança novas versões do Windows 10 a cada semestre. Até abril, teremos uma atualização para o sistema — e ela se chamará “Spring Creators Update”.
Esta é a terceira atualização para criadores, e virá com algumas novidades interessantes, como a Linha do Tempo, ajustes na interface e recursos de aprendizado de máquina.
O aprendizado de máquina (ML) é um tipo de inteligência artificial que envolve ensinar conceitos básicos a um computador. O software consegue prever resultados com maior precisão à medida que é treinado.
Por exemplo, é possível treinar um sistema industrial que inspeciona peças, alimentando-o com imagens para ensiná-lo como é um item defeituoso. Então, o sistema pode analisar componentes recém-fabricados e decidir se eles estão normais ou não.
O Windows ML estará disponível em todas as variantes do sistema — não apenas PCs, como também HoloLens, servidores e dispositivos da Internet de Coisas — para rodar modelos de aprendizado de máquina.
Ele usa aceleração por hardware, tanto no processador como no chip gráfico ou placa de vídeo. A Microsoft diz que cerca de 80% dos sistemas com Windows 10 possuem GPUs poderosas o suficiente para rodar modelos de aprendizado de máquina.
Os modelos usam um formato chamado ONNX, desenvolvido pela Microsoft, Facebook e Amazon Web Services e suportado pela Nvidia, Qualcomm, Intel e AMD. É possível testá-lo no Visual Studio Preview 15.7.
A Microsoft vai atualizar seu aplicativo Fotos para usar o Windows ML, para ajudar na detecção de rostos e para identificar vídeos relacionados.
Rodar modelos de ML localmente, sem depender da nuvem, é uma tendência interessante. O Google já inclui sua plataforma de IA (TensorFlow Lite) no Android 8.1 Oreo, e desta vez os PCs farão parte disso.
Outras novidades
Além do Windows ML, o Spring Creators Update terá outras novidades bacanas, entre elas:
- a Linha do Tempo permite abrir tudo o que você estava usando em um momento específico, incluindo programas, arquivos e abas do Edge;
- a “Assistência de foco”, novo nome para o “Não incomodar”, será ativado automaticamente dependendo do horário, ou se você estiver em um jogo DirectX em tela cheia;
- o Compartilhamento Próximo envia arquivos para PCs próximos via Bluetooth;
- o “Visualizador de dados de diagnóstico” mostra os dados de telemetria que a Microsoft coleta sobre seu PC;
- o modo Ultimate Performance oferece o máximo de desempenho possível no Windows 10 Pro for Workstations.
Enquanto isso, as abas no Explorador de Arquivos e em outros apps deve ficar para a próxima atualização — codinome Redstone 5 — a ser lançada no segundo semestre.
Com informações: Ars Technica, The Verge.