Windows 10 muda experiência de tablet para PCs dois-em-um

Windows 10 fará menos mudanças na interface quando usuário destacar teclado ou dobrá-lo para trás em PCs conversíveis

Felipe Ventura
• Atualizado há 3 anos
Lenovo Yoga 910

A Microsoft está testando uma nova experiência para PCs dois-em-um com touchscreen: o Windows 10 fará menos mudanças na interface quando o usuário destacar o teclado (como no Surface Pro) ou dobrá-lo para trás (como no Lenovo Yoga). No entanto, o antigo modo tablet ainda será o padrão em computadores sem teclado.

Atualmente, o Windows 10 possui um modo tablet que esconde a área de trabalho; oculta os botões de programas na barra de tarefas; e faz com que todos os aplicativos rodem em tela cheia, assim como o menu Iniciar.

Essas são mudanças muito grandes na interface, e talvez sejam irritantes ou estranhas para quem usa um notebook com touchscreen. Eu tenho um HP Pavilion x360 e raramente ativo isso.

Microsoft testa mudanças em modo tablet do Windows 10

Por isso, a Microsoft está testando uma experiência diferente:

  • os botões da barra de tarefas não somem, mas ganham espaçamento adicional como otimização para toque;
  • o campo de busca (se estiver ativado) vira um botão de lupa;
  • o Explorador de Arquivos (Windows Explorer) adota o layout otimizado para toque;
  • o teclado virtual é ativado quando o usuário toca em um campo de texto.

Windows 10 em tela de toque

São mudanças mais sutis na interface. Ela será ativada automaticamente em PCs dois-em-um, como o Surface Pro, quando o usuário destacar o teclado ou dobrá-lo para trás.

Brandon LeBlanc, da Microsoft, confirma no Twitter que o modo tablet ainda será o padrão em PCs sem teclado. Ele também estará disponível em qualquer dispositivo, mas terá quer ser ativado manualmente.

A nova experiência para PCs dois-em-um está disponível na build 18970 para usuários do programa Windows Insider.

Com informações: Microsoft, Engadget.

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.