Próxima grande atualização do Windows 10 chega em outubro
Windows 10 October 2018 Update terá área de transferência na nuvem, modo escuro no Windows Explorer e ferramenta de prints
Windows 10 October 2018 Update terá área de transferência na nuvem, modo escuro no Windows Explorer e ferramenta de prints
A Microsoft anunciou que a próxima atualização do Windows 10 será lançada em outubro, e se chamará October 2018 Update. A empresa libera duas atualizações do sistema a cada ano; é um ritmo mais rápido que alguns usuários gostariam. Reunimos o que há de novo.
Roanne Sones, vice-presidente corporativa da Microsoft, diz em blog oficial que a Atualização de Outubro de 2018 será distribuída “para os quase 700 milhões de dispositivos que rodam o Windows 10”. A empresa vai divulgar mais detalhes “nas próximas semanas”.
Fontes dizem ao Windows Central que a Microsoft planeja liberar internamente a versão 1809 em 25 de setembro, e lançá-lo ao público em geral na primeira metade de outubro.
Entre as novidades, temos uma área de transferência na nuvem; um modo escuro para o Explorador de Arquivos; uma ferramenta melhorada para prints; e aprimoramentos no navegador Microsoft Edge.
Só não espere ver os Sets nessa atualização. O recurso — que esteve em testes por vários meses — permite reunir diferentes programas em abas, incluindo o Explorador de Arquivos. A Microsoft diz que isso será lançado no futuro.
Reunimos abaixo as principais novidades do October 2018 Update, que já podem ser vistas dentro do programa Windows Insider.
O Windows Explorer agora tem um tema escuro opcional:
O Bloco de Notas ganhou suporte a quebras de linha do Linux e macOS. Você pode selecionar uma palavra e ir até Localizar ou Substituir, onde ela será inserida automaticamente. E ficou mais fácil dar zoom no texto. Confira a lista completa de novidades aqui.
O Windows 10 permite copiar texto em um PC e colar em outro usando o atalho Windows + V. A área de transferência possui um histórico dos termos e arquivos que você copiou antes, e permite fixar itens que você costuma usar.
O Screen Sketch permite tirar print da tela inteira ou de parte dela (retângulo ou forma livre). Você pode então editar a imagem escrevendo nela, por exemplo.
O teclado SwiftKey, presente há anos no Android e iOS, chegou ao Windows 10. Ele permite digitar deslizando o dedo pelas teclas virtuais; e usa inteligência artificial para aprender seu padrão de escrita. Há também previsão de palavras em alguns idiomas, como inglês e português do Brasil.
O Microsoft Edge ganhou suporte melhorado a HTTP/2 e WebAuthn (para login sem senha). Você pode impedir determinados sites de tocarem vídeo automaticamente. E a interface adotou mais elementos do Fluent Design.
Esta ferramenta do Windows 10 exibe a taxa de quadros (em fps) do seu jogo, além do consumo de CPU, RAM e VRAM (da placa de vídeo). Também é possível mudar o dispositivo padrão de áudio e ajustar o volume do jogo e de outros programas.
O aplicativo “Seu Telefone” (Your Phone) sincroniza conteúdo entre celulares e PCs. Ele baixa fotos de dispositivos com Android 7.0 Nougat ou superior, e recebe links do iPhone. No futuro, será possível interagir com notificações e mensagens.
O Windows 10 vai receber 157 novos emojis, incluindo super-heróis e mais animais. Além disso, será possível escolher a cor do cabelo (além da pele).
O Windows 10 vai usar um modelo de inteligência artificial para prever o melhor horário de reiniciar seu PC e instalar atualizações. Ele vai verificar se você está usando o computador, e “adivinhar” se você fez uma pausa rápida para um café, por exemplo.