Windows 11 mantém Painel de Controle, mas migra recursos para Configurações
O Windows 11 manterá o clássico Painel de Controle enquanto traz, aos poucos, mais funcionalidades para o app Configurações
O Windows 11 manterá o clássico Painel de Controle enquanto traz, aos poucos, mais funcionalidades para o app Configurações
O Painel de Controle do Windows e todas as suas funcionalidades vêm passando por um lento processo de migração para o mais moderno app Configurações, introduzido em 2012 junto ao Windows 8. Mesmo assim, parece que a Microsoft ainda não está pronta para se livrar da interface clássica na próxima geração de seu sistema operacional. O Windows 11 vai manter o Painel de Controle enquanto traz mais funções avançadas para a nova janela de configurações.
O principal empecilho para aposentar o app clássico é que muitos recursos ainda são acessíveis somente através dele. Mesmo no Windows 11, uma variedade de opções mais avançadas dependem do Painel de Controle. Porém, a Microsoft atualizou o app Configurações para integrar novas funções de rede, armazenamento e energia. Além disso, o novo sistema operacional irá direcionar usuários para a janela mais moderna sempre que possível.
Uma das novidades no Windows 11 é que não é mais necessário recorrer ao Painel de Controle para gerenciar os adaptadores de rede. Com a chegada da atualização, usuários poderão usar essa ferramenta integrada ao app Configurações. Em “Configurações avançadas de rede”, um novo botão permitirá ligar e desligar cada adaptador sem ser redirecionado para a interface antiga.
A atualização do sistema operacional também vai trazer uma nova aparência para as opções de armazenamento do app Configurações. Será um pouco mais fácil visualizar e gerenciar o uso do disco. O app também permitirá liberar espaço, detectando arquivos antigos e não usados.
Um recurso chamado “Gerenciar disco e unidades” vai integrar a base da ferramenta de gerenciamento de disco do Painel de Controle, redesenhada para facilitar a experiência do usuário.
Uma das principais mudanças está na janela de bateria do app Configurações. Essa função virá muito mais detalhada no Windows 11, mostrando gráficos do uso de energia e do comportamento da bateria do computador. Além disso, a atualização trará um novo visual para a página. Porém, o gerenciamento dos planos de energia permaneceram restritos ao Painel de Controle.
A Microsoft entende que a janela clássica agrada muitos usuários e que excluí-la para forçar o uso do app Configurações poderia ser um problema. Além disso, ainda existem muitos recursos avançados ainda não integrados na interface moderna. Portanto, espera-se que o Windows 11 migre ainda mais funcionalidades ao decorrer das atualizações. Ainda não há nenhum plano para aposentar de vez o Painel de Controle.
Com informações: Windows Latest