Windows 11: Microsoft deve devolver recurso tirado da barra de tarefas
Windows 11 não permitia mais arrastar e soltar para abrir arquivo com programa da barra de tarefas; após reclamações, Microsoft testa volta do recurso
Windows 11 não permitia mais arrastar e soltar para abrir arquivo com programa da barra de tarefas; após reclamações, Microsoft testa volta do recurso
A Microsoft vai voltar atrás em uma mudança do Windows 11 que foi muito criticada pelos usuários. O novo sistema pretendia simplificar a barra de tarefas, mas a coisa toda ficaria simples demais: não dava para arrastar um ícone sobre um programa que estava fixado para abri-lo por lá. Depois das reclamações, a empresa vai voltar atrás.
De acordo com o site Windows Latest, a volta do recurso está sendo testada na Build 22458 e pode ser integrada em definitivo no Windows 11 22H2 (October 2022 update). Com ela, será possível arrastar arquivos e pastas para abrir em programas específicos ou para fixá-los na barra de tarefas.
A publicação testou o recurso e conseguiu confirmar que isso é possível: ao arrastar uma pasta, ela fica fixada na lista de atalhos do File Explorer, como acontece no Windows 10.
A mudança foi notada pelos usuários do Windows 11 em julho. Ao arrastar um ícone para a taskbar, aparecia uma imagem de “proibido”. Muita gente pensou que era um bug, mas a Microsoft confirmou que essa ação não era compatível com o novo sistema operacional.
A barra de tarefas do Windows 11 foi redesenhada para ficar mais simples, mas isso envolveu cortar vários recursos que estavam disponíveis no Windows 10. Não poder arrastar itens para a taskbar é apenas uma das limitações da nova barra de tarefas do sistema:
Se você não gostou da barra de tarefas do Windows 11, ainda é possível retornar à versão anterior da ferramenta. Para isso, acesse o editor de registros do sistema e navegar até:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Shell\Update\Packages
Ali, crie um DWORD (32 bits) chamado “UndockingDisabled” e coloque seu valor como 1. Feche o editor e reinicie o sistema.
Com informações: Windows Latest