Windows 11 se integra ao Office do celular e Media Player volta a tocar CDs

Atualização do Windows 11 facilita acesso a documentos abertos recentemente no smartphone e ganha ajustes para melhorar produtividade

Giovanni Santa Rosa
Por
Logotipo do Windows 11

Pouco a pouco, o Windows 11 começa a receber novos recursos. A mais recente versão do sistema tem ferramentas para continuar o trabalho que você estava fazendo no celular, organizar melhor as pastas do menu Iniciar, navegar com mais facilidade entre janelas e ouvir suas músicas favoritas, mesmo que elas não estejam em um formato muito moderno.

Integração com Office do celular

Uma das novidades é a expansão dos aplicativos recentes do programa Seu Telefone (ou Your Phone), que conecta o sistema operacional a smartphones Android.

Os aplicativos recentes mostram os três que você abriu por último no celular e sugere que você acesse-os no computador. É uma forma de facilitar a integração.

Agora, se você estava usando o Office mobile, pode abrir rapidamente o mesmo arquivo no Office do computador, bem como visualizá-lo no navegador.

Área de aplicativos recentemente usados no app Seu Telefone vai incluir arquivos do Office
Área de aplicativos recentemente usados no app Seu Telefone vai incluir arquivos do Office (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Por enquanto, essa integração tem algumas restrições: ela só está disponível para aparelhos Samsung com Link to Windows, com OneUI 3.1.1 e Link to Windows Service 2.3 ou superior.

Galaxy Z Fold, Z Flip e aparelhos das séries Galaxy S e Note são alguns exemplos.

Além disso, o app Seu Telefone do Windows 11 precisa estar na versão 1.22022.60.0 ou superior. Já o Office mobile precisa estar na versão 16.0.14931.20106 ou superior.

Por fim, os dois aparelhos precisam estar na mesma rede Wi-Fi e os documentos, salvos no OneDrive.

Nomes para pastas e atalho para trocar de janela

Em fevereiro, a Microsoft adicionou a opção de criar pastas no menu Iniciar do Windows 11. Basta arrastar um ícone e soltar sobre outro para criar a pasta. É um processo bem parecido com o que existe há anos no Android e no iOS.

Windows 11 vai permitir trocar nomes de pastas no menu Iniciar
Windows 11 vai permitir trocar nomes de pastas no menu Iniciar (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Agora, essa experiência vai ficar ainda mais parecida. A Microsoft colocou a opção de dar nomes às pastas. É só clicar no nome dela e escrever o que for melhor para sua organização.

Trocar de janela vai ficar mais fácil
Trocar de janela vai ficar mais fácil (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Outra novidade é para quem usa touchpad. Agora, é possível mudar a janela em primeiro plano deslizando três dedos para a direita ou para a esquerda.

Media Player do Windows 11 agora toca CD

Esta é para os fãs de música e colecionadores: o novo Media Player do Windows 11 agora toca CDs (se seu computador ainda tiver um drive de CD, é claro). Ele vai aparecer na barra esquerda, entre as bibliotecas de música e vídeo e as playlists.

CDs de áudio aparecerão no menu lateral do Media Player
CDs de áudio aparecerão no menu lateral do Media Player (Imagem: Divulgação/Windows)

As novidades fazem parte da build 22579, liberada na sexta-feira (18) no canal de desenvolvedores do programa Windows Insider. A atualização também conta com novidades na criptografia de drives USB, sugestão de sites populares para a barra de tarefas e correção de bugs. Se estiver tudo certo, estes recursos devem chegar em breve para todos os usuários do Windows 11.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Temas populares