Media Player do Windows 11 é atualizado para… copiar músicas de CD?!
Acredite se quiser: a nova versão do Media Player para Windows 11 ganhou uma função para "ripar" CDs de música
A Microsoft lançou o Windows 11 para, só depois, aperfeiçoar algumas das ferramentas do sistema. Entre eles está o Media Player. Novas versões do reprodutor de mídia vêm sendo liberadas desde o final de 2021. Uma atualização surgiu nesta semana. Acredite: o principal atributo dela é a função de “ripar” CDs de música.
- Como iniciar o Windows 11 em modo de segurança
- 7 maneiras de abrir o prompt de comando no Windows 10 e 11
É uma decisão surpreendente, afinal, não estamos na década de 2000 e unidades de CD/DVD são raridade nos PCs de hoje. Além disso, muita gente se vira bem com serviços como Spotify e YouTube Music para ouvir música.
Mas é provável que a Microsoft queira tornar o reprodutor de mídia do Windows 11 tão ou mais funcional que o Windows Media Player clássico. É por isso que, em março, a companhia introduziu, na ferramenta, suporte a reprodução de CDs de áudio.
O passo seguinte, sabemos agora, é o de permitir que o novo Media Player também extraia faixas de CDs de música — “ripar” um CD consiste justamente nisso.
Por padrão, a ferramenta extrai faixas para arquivos em ACC, com bit rate variando entre 96 e 320 Kbps, explica o Ars Technica. Mas os formatos WMA, FLAC e ALAC também são suportados.
Suporte a MP3? Pois é, essa é uma ausência notável. A Microsoft não explica a razão para a extração de áudio não funcionar com esse formato. Esse aspecto causa ainda mais espanto se levarmos em conta que o velho Windows Media Player tem esse recurso.
Uma possível explicação é o fato de o novo Media Player ter como base o Groove Música e não o reprodutor clássico, que conta com mais funções. Outra é uma possível restrição no licenciamento de codecs. Mas quem sabe o suporte a MP3 não apareça em uma versão futura?
Ah, a Microsoft revelou também que está migrando a associação de determinados formatos de vídeo do aplicativo Filmes e TV para o Media Player.
Repaginada no aplicativo Câmera
Não foi só o Media Player que passou por mudanças recentes. O programa Câmera também foi atualizado, mas para ter uma aparência mais elegante e condizente com o padrão visual do Windows 11.
No que diz respeito a recursos, a ferramenta ganhou suporte a digitalização de QR codes e códigos de barra.
Por ora, as novas versões de ambos os aplicativos estão disponíveis apenas no Canal Dev do programa Windows Insider.